Na região do Douro para um périplo de visitas e inaugurações de dois dias, Cavaco Silva, presidente da República, participou, no dia cinco, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, na sessão de abertura Douro Film Harvest e assistiu à ante-estreia nacional do filme “O Último Voo do Flamingo”.
O presidente da República foi a primeira personalidade a assinar o Livro de Honra da edição de 2010 do Festival, deixando “votos de um bom certame” à organização do evento que, a decorre até ao próximo sábado, de forma descentralizada, por salas de espectáculos de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta.
António Martinho, presidente da Entidade Regional de Turismo do Douro, mentora da organização do festival, considerou que este é “um evento estratégico para a região e para a afirmação da marca Douro”, uma vez que “dá novos palcos ao que de melhor há na região, no quadro de uma programação cultural de excelência”.
Na sessão de abertura do festival foi apresentado, em antestreia nacional, o filme “O Último voo do Flamingo”, uma co-produção entre Espanha, Brasil, Moçambique, Itália e França, que, segundo o realizador João Ribeiro, permite “mostrar o Moçambique contemporâneo”. Luís Galvão Teles, produtor da película, frisou que o Douro seria “o único local possível para apresentá-lo”, porque “junta a visão do futuro de um país, pessimista ou optimista, com a obra de um escritor também ele com raízes no Douro”.
Cavaco Silva não discursou nem prestou declarações durante a sessão de abertura do Festival de Cinema, limitando-se a escrever no Livro de Honra do evento.
De sublinhar ainda a presença no festival de grandes nomes do cinema internacional, nomeadamente da actriz Sophia Loren, que será homenageada no Douro Film Harvest ao receber, no dia 11, na sessão de encerramento do Festival, o “Casta D’Ouro Carreira”, sendo-lhe mesmo dedicado uma secção do evento, o “Tawny Tribute”, que exibirá alguns dos seus filmes mais marcantes.
O realizador Carlos Saura irá receber hoje, às 21h30, também no Teatro Ribeiro Conceição, o prémio Casta D’ouro Convidado Especial, sendo de realçar ainda a estreia nacional do seu filme, “Io, don Giovanni”.
Na sequência do destaque que será dado à Argentina, de recordar ainda a presença de Gustavo Santoalalla, músico natural da Argentina que, em seis anos de carreira, já é um dos mais galardoados compositores de bandas sonoras, sustentando vários prémios, entre os quais dois Óscares e dois Globos de Ouro por trabalhos em filmes como “Brokeback Mountain”, “Babel”, “21 gramas”, “O diário de Che Guevara” ou “Amor Cão”.
Para hoje, o Douro Film Havest reserva ainda a projecção dos filmes “Yesterday, Today and Tomorrow”, de Vittorio de Sica (18h30, Vila Real – Cinemas Zon Dolce Vita), “Nanga Parbat” de Joseph Vilsmaier (18h30, Lamego – Teatro Ribeiro Conceição), “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee (18h30, Sabrosa – Auditório Municipal), “Babel”, de Alejandro González Iñarritu (Sabrosa – Auditório Municipal), “Tristana”, de Luis Buñuel (18h30, Freixo Espada a Cinta – Auditório Municipal) e “Investigation of a citttizen above suspicion”, de Elio Petri (Freixo Espada a Cinta – Auditório Municipal).
Durante a sua visita a Lamego, o Chefe de Estado participou ainda nas comemorações dos 50 anos do Centro de Tropas de Operações Especiais e inaugurou dois dos três novos centros escolares daquele concelho, nomeadamente de Ferreirim e Penude, duas infra-estruturas que vão acolher 500 alunos.