A atividade foi promovida pelos professores da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) em conjunto com o Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV), e enquadrou-se na Semana Cultural do agrupamento escolar.
A palestra abordou, entre outros aspetos, “o significado da JMJ, como surgiu, o tema, os símbolos, o logo (que foi criado por Beatriz Antunes, uma jovem com referências familiares a Bragança), o hino oficial, o que lá se realiza e acontece, a JMJ na Diocese de Bragança-Miranda e algumas ideias base enquadradoras de participação”, conta Jorge Oliveira Novo, docente do agrupamento.
De acordo com o mesmo, esta ação tornou os jovens “protagonistas da Jornada Mundial da Juventude visando o seu conhecimento e a descoberta deste impulso de encontro, de promoção da união, da paz e da fraternidade entre os Jovens de todo o mundo e de uma experiência de igreja universal reunida em nome de Jesus Cristo”.
A palestra, orientada pela Irmã Conceição Borges e por Pedro Cunha (membro do Comité Diocesano), focou-se nos alunos de 12º ano de Educação Moral e Religiosa Católica.
Refira-se que esta foi a primeira vez que o SDPJV foi a uma escola apresentar a JMJ.