Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Procissão em honra do Bom Jesus do Calvário

No dia 13 de julho realiza-se a secular Procissão em honra do Bom Jesus do Calvário, padroeiro da cidade de Vila Real, que sairá da Igreja com o mesmo nome, pelas 17h45.

-PUB-

O itinerário da procissão é o seguinte: Saída da Igreja do Calvário, passando pela Rua Bessa Monteiro, Largo de S. Pedro, Rua Cândido dos Reis, Rua Dr. Roque da Silveira, Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua Serpa Pinto, Rua António Azevedo, Av. 1.º de Maio, Avenida Carvalho Araújo, Praça Luís de Camões, Rua D. Margarida Chaves, Avenida D. Dinis, Largo Diogo Cão, Rua Santo António, e recolhe no Calvário.

Segundo a Câmara Municipal de Vila Real, “a Procissão do Senhor do Calvário é um dos mais importantes momentos religiosos da cidade de Vila Real, em que a proximidade entre crentes e a sua religião assume proporções de grande fé e devoção”. “A procissão tem origem no séc. XIX, numa altura em que os habitantes pediram intercessão divina contra o oídio que atacou os vinhedos do Douro; a Cruz do Calvário é transportada num carro de madeira, que, juntamente com a multidão de crentes em cumprimento de promessas, atravessa as ruas do centro histórico de Vila Real. Esta Procissão conta, também, com a participação de diversas autoridades públicas, bem como representações de forças militares e militarizadas”, explica ainda a mesma fonte.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.