Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

Programa “Jovem Autarca” para incentivar à participação ativa

A Câmara de Vila Real apresentou hoje o programa “Jovem Autarca” que desafia à participação ativa dos mais novos na tomada de decisões para o concelho, ajudando a adequar as políticas às reais necessidades.

-PUB-

O objetivo é, segundo afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, “estreitar a ligação entre a autarquia e os jovens”, assim desafiados a participar com ideias e propostas que querem ver implementadas no concelho.

A primeira edição do programa contou com cinco candidaturas de estudantes e o vencedor da primeira edição, anunciado hoje, foi Bruno Espírito Santo, de 15 anos e aluno da Escola Camilo Castelo Branco.

Rui Santos referiu que o “programa sensibiliza os jovens para questões de poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos”.

“Desta forma, reforçam-se os mecanismos que permitem adequar as políticas municipais às reais necessidades dos jovens”, frisou.

O vereador do pelouro da Educação, José Maria Magalhães, acrescentou que se pretende “envolver o maior número possível de participações e de jovens”.

“É uma boa ideia para que os políticos não se sintam adormecer e sintam o pulsar da sociedade através dos mais jovens”, frisou.

O vereador salientou que se pretende solidificar o projeto nos próximos anos e adiantou que as propostas vão ser avaliadas e que a câmara quer dar resposta às preocupações dos mais novos.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.