O objetivo é, segundo afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, “estreitar a ligação entre a autarquia e os jovens”, assim desafiados a participar com ideias e propostas que querem ver implementadas no concelho.
A primeira edição do programa contou com cinco candidaturas de estudantes e o vencedor da primeira edição, anunciado hoje, foi Bruno Espírito Santo, de 15 anos e aluno da Escola Camilo Castelo Branco.
Rui Santos referiu que o “programa sensibiliza os jovens para questões de poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos”.
“Desta forma, reforçam-se os mecanismos que permitem adequar as políticas municipais às reais necessidades dos jovens”, frisou.
O vereador do pelouro da Educação, José Maria Magalhães, acrescentou que se pretende “envolver o maior número possível de participações e de jovens”.
“É uma boa ideia para que os políticos não se sintam adormecer e sintam o pulsar da sociedade através dos mais jovens”, frisou.
O vereador salientou que se pretende solidificar o projeto nos próximos anos e adiantou que as propostas vão ser avaliadas e que a câmara quer dar resposta às preocupações dos mais novos.