Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Projecto “Articular” vai avançar

A Câmara Municipal de Vila Real apresentou uma candidatura, na ordem dos 10 milhões de euros, para um conjunto de intervenções de regeneração urbanísticas que vai envolver a recuperação de três bairros, a construção de uma ciclovia e das piscinas cobertas do Calvário. Projecto que receberam agora a ‘luz verde’ definitiva… Também o Centro Transfronteiriço de Serviços Logísticos, cuja obra está parada há um ano, poderá ter desenvolvimento nos próximos meses.

-PUB-

“Hoje ficou escrito, preto no branco, que vêm para Vila Real 10 milhões de euros para todos esses projectos”, confirmou, no dia 30, Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sobre o financiamento do Programa “Articular”.

O edil assinou o protocolo que vai garantir o apoio financeiro às obras de recuperação dos Bairros de Santa Maria, Pimenta e Araucária, que ficarão ligados por uma ciclovia criada ao longo da linha de caminho-de-ferro, mas também a construção das piscinas no actual Campo do Calvário e a requalificação urbana até à zona do Parque Florestal e Rio Corgo.

“Temos que ter todos os projectos prontos no prazo de um ano, e temos três anos para concretizar as obras”, adiantou o autarca, explicando que, no caso do bairro de Santa Maria o projecto, pensado em parceria com a população residente na zona, já está pronto.

De recordar que os planos do Município para o bairro de Santa Maria, revelados publicamente em Setembro do ano passado, englobam intervenções ao nível do alargamento das ruas, delimitação de passeios, criação de sistema de águas pluviais, de uma zona de estacionamento e de um espaço verde e de lazer, e contam com um orçamento de 600 mil euros.

A criação das piscinas municipais no campo Calvário, também incluída no “Articular”, é um projecto anunciado já em Junho de 2007, e que, assinado pelo arquitecto Belém Lima, prevê a construção de uma piscina coberta (com dois tanques, um de aprendizagem e outro com as condições necessárias para receber provas nacionais e internacionais de várias modalidades aquáticas), um jardim e um parque de estacionamento subterrâneo, com 75 lugares de estacionamento, por piso.

No que diz respeito aos projectos da autarquia, Manuel Martins revelou ainda que, o Centro Transfronteiriço de Serviços Logísticos, cujas obras pararam há um ano devido à falência do construtor, “está na recta final o novo concurso lançado” para finalização da construção de raiz do edifício, situado junto ao Hotel Miracorgo.

Orçada em cerca de 600 mil euros, a nova infra-estrutura nascerá no âmbito da Associação Transfronteiriça de Municípios “Cidades Porta de Fronteira”, que engloba Vila Real e a cidade espanhola de Benavente.

“É uma questão de tempo, mas os projectos vão-se fazendo”, considerou o edil, recordando que “actualmente o Município tem em andamento mais de 20 obras”. “Se estarão todas prontas antes das eleições? Não sei. Mas isso não é importante, o importante é que as obras se façam”, garantiu.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS