Segundo Paulo Costa, da Global Sport, empresa responsável pela organização, promoção e dinamização do evento, questões de carácter logístico impediram a construção da nova infra-estrutura, prometida por Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, no final da edição do ano passado do circuito automóvel.
Além das dificuldades processuais da construção do espaço, junto à recta de Mateus, o facto de vivermos “numa situação de crise, torna tudo mais lento. No entanto, o mesmo responsável renovou, desde já, a expectativa de que as novas ‘boxes’ e meta venham a ser uma realidade na edição do ano que vem.
Relativamente às corridas propriamente ditas, Paulo Costa sublinha que o “calendário desportivo será idêntico ao do ano passado”, com a realização, “durante os dois dias desta grande festa automobilística, de provas do PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos; Campeonato de Portugal de GT & Sport Protótipos; Campeonato de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300; Corrida Internacional para viaturas de Turismo, GT & Sport Protótipos; e Corrida Internacional “Gentleman’s Driver’s GT & Sports Endurance”.
“Adrenalina pura e motores afinados a vibrar naquele que é considerado, pelos especialistas, como o melhor circuito urbano do país, vão garantir um espectáculo ímpar a todos”, garante a Global Sport, contabilizando que será disputado um total de 11 provas, três de resistência (duas com duração de 60 minutos e uma com 50 minutos) e oito de ‘sprint’”.
Na expectativa permanece a possibilidade de realização de uma prova do Troféu Ford Transit, uma competição nova que, segundo a sua organização, vai arrancar exactamente no circuito citadino de Vila Real. “Soube desta informação pela comunicação social. Não tivemos ainda qualquer contacto da organização desse troféu”, explicou Jorge Fonseca, presidente do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), entidade responsável pela parte desportiva do circuito vila-realense.
Confrontado com essa possibilidade, ainda não oficializada, o presidente do clube refere que a sua realização não está completamente descartada, no entanto, considera que será difícil a sua inclusão num “programa que já está definido”.
O Nosso Jornal tentou entrar em contacto com a Ford Lusitana, que, tanto quanto conseguimos apurar, é uma das empresas responsáveis pela organização da primeira edição do Trófeu Ford Transit, no entanto, até a hora de fecho desta edição, não foi possível esclarecer a informação veiculada pela comunicação social de que a estreia absoluta da competição será em asfalto vila-realense.
“O arranque da competição, que comemora os 45 anos de lançamento do modelo, está marcado para o circuito de Vila Real (19 e 20 de Junho)”, atesta um órgão de comunicação social da especialidade.
Relativamente às actividades paralelas, apesar “dos cortes ao nível dos patrocinadores”, as corridas de Vila Real vão poder contar com uma programação também idêntica à do ano passado, sendo de realçar o reforço da aposta na animação da pista e junto das bancadas e uma maior envolvência dos bares e discotecas da cidade.
A juntar-se à animação organizada pela Global Sport, as corridas vai ainda contar com um programa paralelo da responsabilidade das autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Lamego e que vai permitir, com um investimento de “largos milhares de euros”, financiados por fundos europeus, a realização de várias actividades culturais não só em Vila Real mas nas três cidades, bem como o transporte gratuito dos cidadãos entre elas.
“Num ano de crise, em que muitos eventos desportivos agendados não se fizeram, é um orgulho que o circuito de Vila Real se concretize”, concluiu Paulo Costa, adiantando que a programação final será apresentada dentro de dias.