Sábado, 6 de Junho de 2026
InícioPeso da RéguaProjecto que fez renascer o Bairro das Alagoas termina com os olhos postos no futuro

Projecto que fez renascer o Bairro das Alagoas termina com os olhos postos no futuro

No dia 22, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, vai visitar o Bairro das Alagoas, uma urbanização que já foi considerada uma das mais marginalizadas da cidade e que agora vê o futuro com outros olhos, graças à intervenção do projecto de reabilitação, ao abrigo dos programa “Velhos […]

No dia 22, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, vai visitar o Bairro das Alagoas, uma urbanização que já foi considerada uma das mais marginalizadas da cidade e que agora vê o futuro com outros olhos, graças à intervenção do projecto de reabilitação, ao abrigo dos programa “Velhos Guetos, Novas Centralidades”, apoiado pelos Fundos da “European Fair Trade Association” (EFTA).

Nos últimos três anos, aquele bairro foi alvo de uma intervenção social, numa primeira fase, seguida de uma recuperação urbanística que envolveu um investimento de 1,7 milhões de euros, comparticipados em 85 por cento.

Mais do que renovar as infra-estruturas, o projecto “devolveu o sentimento de pertença aos moradores” que agora sentem orgulho em viver num bairro onde não só existem novos equipamentos como um campo de jogos, um parque infantil e novas ruas, mas também um conjunto de projectos sociais, como actividades desportivas e culturais que, a partir de agora, serão garantidas pelos próprios habitantes, já organizados numa Associação de Moradores.

Na Terça-feira, o Secretário de Estado vai assinalar o final do projecto e inaugurar os diversos projectos realizados, entre os quais um edifício que servirá de sede para várias associações e núcleos que se formaram dentro de bairro e outras do concelho da Régua que ali se queiram instalar.

A intervenção do projecto EFTA foi, apenas, o “pontapé de saída” para o bairro social que, com oito blocos habitacionais, onde vivem cerca de 600 moradores, num total de 160 famílias, 20 por cento das quais de etnia cigana, conta agora com uma nova imagem, tendo sido a única candidatura de Portugal Continental a ser abrangida pelo projecto europeu.

“Sem dúvida, pode dizer-se que foi um sucesso”, considerou Fernando Seara, Coordenador do Projecto do Bairro das Alagoas, sublinhando, no entanto, que este não se esgota, no final do ciclo de três anos, já que, por um lado, a autarquia já garantiu que, com o apoio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), irá continuar os trabalhos de recuperação dos edifícios (já em curso) e espera-se que a população continue a dar vida às actividades que foram nascendo, como os encontros desportivos, as aulas de dança, “workshops”, cursos de formação profissional, sessões de teatro, entre outras.

Construído em 1979, o bairro social foi-se degradando, tendo sido sempre alvo das atenções das autoridades, graças a um cenário de famílias em acentuado processo de desestruturação, com consumo de álcool e drogas, tráfico de armas e de substâncias ilícitas e, consequentemente, laços precários com o mercado de trabalho, associados a abandono escolar precoce.

“Este foi o primeiro programa que aliou a intervenção social à recuperação física do bairro”, explicou o mesmo responsável, sobre o projecto que conta, ainda, com o apoio de outras entidades, como, por exemplo, a autarquia reguense e o Centro Distrital de Segurança Social.

 

Maria Meireles


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS