A decisão coube ao Conselho Municipal da Juventude que entre os projetos apresentados selecionou o da Associação Lua de Alecrim. Este projeto, cuja dotação orçamental é de 10 mil euros, será executado até ao próximo mês de setembro, e tem como principal área de intervenção três parques infantis, nomeadamente Nossa Senhora da Conceição, Estação e Parque Corgo, propondo a sua adaptação com a instalação de equipamentos inclusivos que permitam ser usufruídos por todas as crianças sem exceção, passando a ser multifuncionais, sensoriais e de fácil acessibilidade para as crianças com necessidades especiais e de mobilidade.
Recorde-se que o Orçamento Participativo Jovem se inspira nos valores da democracia participativa, inscritos no artigo 2.º da Constituição da República Portuguesa, e visa promover uma aproximação das políticas públicas locais às reais e expectantes necessidades dos jovens.
Neste sentido, o objetivo primordial do OPJ é sensibilizar os jovens para as questões do poder local, promovendo o debate, através da elaboração e apresentação de propostas e/ou projetos que vão ao encontro das expectativas e anseios da população mais jovem, promovendo assim uma maior envolvência e participação dos jovens na comunidade local e na sociedade em geral.
O município pretende também adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens, para melhorar a qualidade de vida da comunidade, favorecendo a participação como instrumento de modernização da administração.