No primeiro dia, constaram o almoço e visita à escola, a apresentação de uma peça de teatro de sombras pela turma anfitriã, uma aula de Ciências da Natureza sobre suporte básico de vida, com a colaboração da equipa de enfermagem escolar do Centro de Saúde nº1 de Vila Real, jogos tradicionais no Parque Corgo, a receção oficial no salão Nobre da câmara municipal e um jantar no restaurante do Hotel Miracorgo. No final da refeição, o grupo coral de crianças e adultos do Agrupamento Diogo Cão realizou um espetáculo de boas vindas, interpretando 9 canções.
No segundo dia, o grupo de alunos e professores portugueses e galegos visitaram o centro histórico da cidade, incluindo os museus de Numismática e da Vila Velha, guiados pela diretora dos referidos museus. Depois de um almoço na escola, dirigiram-se ao Parque Natural do Alvão e, a terminar a tarde, ao Palácio de Mateus. O último dia da visita foi dedicado ao Douro, com uma passagem por S. Leonardo de Galafura e um passeio nas margens ribeirinhas da Régua.
Segundo o agrupamento vila-realense, o intercâmbio foi considerado por todos um enorme sucesso, fizeram-se novas amizades, romperam-se barreiras linguísticas, descobriram-.se interesses comuns e estreitaram-se os laços entre as duas cidades. Professores e alunos galegos despediram-se encantados com a cidade e a região, prometendo voltar com as respetivas famílias.
Nos próximos dias 6, 7 e 8 de maio vai ser a vez dos alunos, professores e técnico da câmara municipal portugueses envolvidos no projeto se deslocarem a Santiago de Compostela, para retribuírem a visita no âmbito deste projeto.