Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar 2017/2018

Encontram-se em execução os projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE), para o presente ano letivo.

-PUB-

O OPE é uma iniciativa do Município de Vila Real que teve início no ano letivo anterior com o objetivo de potenciar uma maior aproximação das decisões políticas às reais expetativas, aplicar recursos financeiros às necessidades das comunidades escolares da rede pública e promover o exercício de uma cidadania participativa, ativa e responsável.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, das escolas da rede pública, foram convidados a apresentarem propostas de atividades ou projetos a executar no respetivo estabelecimento de ensino, com um custo de execução até um valor máximo a definir pela Autarquia, que atualmente é de 2.500,00€ por cada agrupamento de escolas.

No ano letivo 2017/18 candidataram-se ao Orçamento Participativo Escolar quatro estabelecimentos de educação e ensino, dois de cada Agrupamento de Escolas. Os projetos candidatos foram dados a conhecer aos alunos de todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico que, através do seu voto, decidiram os vencedores.

O projeto "Colorir o polivalente da escola", apresentado pelo Centro Escolar de Vila Real 7 (Araucária), foi o vencedor pelo Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Este projeto pretende alegrar o polivalente da escola desenhando nas paredes personagens de histórias infantis acompanhadas das morais que estas transmitem, com ensinamentos fundamentais para a formação de valores nas crianças.

Pelo Agrupamento de Escolas Diogo Cão, o projeto mais votado foi "Sementes hoje, frutos amanhã", da EB do Prado, que propôs a criação de uma área de lazer, com jogos, leitura e convívio, na zona da horta pedagógica já existente, com pavimentação de relva natural ou sintética, e coberta com ramada de frutícolas, e ornamentais. Este projeto propõe ainda a requalificação da horta pedagógica, com a construção de uma estufa e criação de um jardim suspenso no telhado do galinheiro, a implementação de um sistema eco amigável para a sustentabilidade energética destes espaços, e o realojamento e requalificação do parque infantil.

Recorde-se que, a par deste projeto direcionado para as crianças, o Município de Vila Real tem também em execução o Orçamento Participativo Jovem que procura estimular a participação cívica dos jovens, incentivando-os a participarem na gestão pública local, através da apresentação de propostas e/ou projetos que possam representar uma mais-valia para o concelho.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS