Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Prolongar a imagem e pensamento de D. Joaquim Gonçalves

Palavras que permanecem é uma antologia das homilias mais significativas de D. Joaquim Gonçalves, bispo de Vila Real, falecido no final do ano passado.

-PUB-

Esta é uma homenagem póstuma que corresponde a um dos desejos manifestados poucos meses antes da sua morte. Com esta publicação procura- -se prolongar na história a imagem e o pensamento deste grande bispo.

Ao Padre José Gonçalves, irmão do autor, coube a responsabilidade de terminar a compilação dos textos. Na premonição escrita neste livro diz que «estes textos são parte do seu trabalho episcopal como mestre e pastor. Parece-nos que podem continuar a ser úteis na construção do Reino de Deus e no desenvolvimento da Nova Evangelização que esta em curso».

Na apresentação da obra, D. Joaquim Gonçalves deixa escrito que não é difícil encontrar nas suas homilias o clássico esquema do «’ver, julgar e agir’, isto é, os factos celebrados, a reflexão catequética e o apelo ao compromisso, e isso pode ajudar a fazer deles uma espécie de memorial».

D. Joaquim Gonçalves nasceu a 17 de maio de 1936 no concelho de Fafe. Estudou nos Seminários Arquidiocesanos de Braga, e foi ordenado presbítero a 10 de julho de 1960. A 18 de outubro de 1981 foi ordenado bispo auxiliar de Braga. Em maio de 1987 foi nomeado coadjutor de Vila Real, tornando-se o quarto bispo desta diocese a 18 de janeiro de 1991. Faleceu a 31 de dezembro de 2013 na Póvoa de Varzim.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.