Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!

Propostas de prospeção de Jales são conhecidas hoje

Encerradas desde 1992, as minas de Jales, as últimas do país de onde se extraiu ouro, poderão em breve regressar à atividade. Hoje são conhecidas as propostas e o vencedor de um concurso público para uma exploração experimental. O reinício da exploração poderá representar um investimento superior a dois milhões de euros.

-PUB-

Serão abertas hoje as propostas das empresas interessadas em explorar as Minas de Jales, localizadas em Vila Pouca de Aguiar, confirmou a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“São sete as empresas que manifestaram interesse em apresentar, no dia 5 de julho, as suas propostas, que serão abertas nesse dia à frente dos interessados”, explicou Carlos Caxaria, vice-diretor- -geral da DGEG.

Segundo o mesmo responsável, o procedimento em causa diz respeito “à atribuição de uma área para a exploração experimental pelo período de três anos e a uma outra área adjacente para prospeção e pesquisa”.

Tendo em conta que “o procedimento exige trabalhos mínimos obrigatórios”, Carlos Caixaria contabiliza que o investimento em causa deverá ficar aquém dos dois milhões de euros, contudo, como se trata “de um procedimento que contempla a possibilidade de, para além dos trabalhos, se fazerem estimativas de investimento para o futuro”, é possível que os “valores das propostas a apresentar sejam consideravelmente superiores”.

“Passados os três anos, a empresa que ganhar poderá solicitar uma concessão definitiva e com isso, preparado e aprovado o respetivo Estudo de Impacte Ambiental que incluirá o Plano de Lavra, iniciar uma exploração normal”, espera a DGEG, revelando que “caso os resultados se vierem a verificar positivos, em cinco anos a empresa poderá estar a laborar numa situação de cruzeiro”.

De recordar que, o anúncio foi publicado a 19 de abril em Diário da República (DR), sendo que, nos 30 dias seguintes, as empresas interessadas tiveram que notificar a direção geral do seu interesse em apresentar proposta.

O reinício da atividade na exploração junto à localidade de Quintã de Jales representará o fim de um período de estagnação de 20 anos. Exploradas desde o tempo dos Romanos, das Minas de Jales eram retirados essencialmente o ouro e a prata, no entanto, “a descida da cotação dos minerais, a baixa produtividade e a degradação de equipamentos” levaram ao seu encerramento.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS