O PSD de Chaves apresentou, esta sexta feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições onde denuncia aquilo que considera “para além de inaceitável, imoral e vergonhoso, é também ilegal”. “A três dias do ato eleitoral a Câmara Municipal de Chaves, através do candidato do Partido Socialista, acompanhado por funcionárias da Ação Social da Câmara, andou a distribuir Cabazes de Natal, com géneros alimentares, porta a porta a famílias da respetiva freguesia de Ervededo”, pode ler-se no comunicado enviado pelos sociais democratas às redações, assinado pelo mandatário da lista PSD, encabeçada por Paulo Rodrigues.
Na nota, é referido ainda que os cabazes, “com géneros alimentares” são acompanhados de “um cartão do município de Chaves, assinado pelo sr. Presidente, onde se lê: “Caro amigo, Este é um gesto singelo, mas solidário da comunidade flaviense, neste momento difícil. Aceite um abraço fraterno. O Presidente. Nuno Vaz”.
O PSD de Chaves repudia o ato defendendo que “utilizar a fragilidade social de algumas famílias para proveito político deve constituir por si só um ato reprovável, mais ainda, quando está em causa a utilização de meios e dinheiros públicos para tirar vantagem em proveito de uma candidatura partidária”.
André Silveira é o candidato pelo Partido Socialista, recandidatando-se novamente, depois de em 2007, ter perdido para o PSD.
Junto com o comunicado, o PSD de Chaves enviou ainda fotografias do cabaz com a respetiva mensagem do presidente da câmara municipal.