Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

PSD Vila Real alerta para suspensão da vacinação até finais de novembro

O PSD de Vila Real alertou hoje para a suspensão da programação de vacinação contra a gripe nas freguesias do concelho devido a uma rutura no 'stock' que só deverá ser reposto depois de 30 de novembro.

-PUB-

Nataniel Araújo, presidente da comissão política concelhia do PSD de Vila Real, que falava após uma reunião com a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte, mostrou-se preocupado com a falta de vacinas e disse que os doentes de risco e as pessoas com mais de 65 anos “não estão a ser todos abrangidos”.

O programa de vacinação está este ano a ser implementado nas aldeias, numa iniciativa conjunta entre a Câmara de Vila Real, o ACES e as juntas de freguesia, para promover a vacinação contra a gripe dos idosos e doentes crónicos e ultrapassar dificuldades de deslocação.

O dirigente do PSD disse ter sido informado por aquele ACES que “até sexta-feira deixa de ter stock de vacinas” e fica a aguardar “autorização superior para que, a partir de 30 de novembro, possa ter acesso a “cerca de 2.500 vacinas que faltam” para “as necessidades que ainda existem, fruto das inscrições nas juntas de freguesia”.

De acordo com as informações recolhidas pelo PSD, serão disponibilizadas “112.000 vacinas à Administração Regional de Saúde (ARS) Norte” até ao final do mês, as quais serão, depois, distribuídas pelos ACES da região.

“Queremos alertar para que o concelho de Vila Real não seja esquecido e para que rapidamente se reponham os stocks”, frisou.

O social-democrata considerou que “é bom” o programa de vacinação nas freguesias, porque ajudou a diminuir o fluxo nos centros de saúde, mas “falhou por não haver abastecimento regular de lote de vacinas”.

O responsável disse ainda ter chegado à conclusão que os dois milhões de vacinas, que a ministra da Saúde anunciou ter adquirido, “não existem” e são “pura ficção”.

Nataniel Araújo apontou também a falta de capacidade dos centros de saúde em dar resposta aos utentes e referiu “ver com bons olhos” a criação de um ‘call-center’ para vigilância de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, anunciada pelo ACES Marão – Douro Norte.

O social-democrata considerou que esta iniciativa vai ajudar a “suprir necessidade de atendimento às pessoas”, “aliviar a carga burocrática dos centros de saúde” e disse esperar que, "rapidamente", entre em funcionamento.

O presidente da concelhia do PSD considerou preocupante a falta de recursos humanos na área da saúde nesta época de pandemia e referiu ter percebido uma “falta de autonomia” por parte dos centros de saúde”.

Quanto à Unidade de Saúde Pública de Vila Real e apesar do reforço de meios efetuado, Nataniel Araújo afirmou que “ainda carece de recursos para acompanhar os novos casos que têm aparecido”.

O concelho de Vila Real regista hoje 188 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus e tem 403 pessoas em isolamento profilático. Desde o início da pandemia, o município contabiliza 836 casos de infeção e nove óbitos.

Nataniel Araújo quis ainda deixar uma palavra de reconhecimento ao trabalho que está a ser desempenhado pelos profissionais de saúde do concelho no âmbito da pandemia de covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 3.103 mortos associados à covid-19 em 192.172 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.