Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

PSP na rua para dar a conhecer meios e valências

A PSP de Vila Real está a comemorar 140 anos de existência. Para o efeito, organizou algumas iniciativas para miúdos e graúdos, a fim de dar a conhecer os seus meios e valências.

-PUB-

Quem passou hoje pela Avenida Carvalho Araújo deu de caras com uma exposição da PSP, que mostra os veículos que fazem parte da história do Comando Distrital de Vila Real.

A par disso, e numa iniciativa direcionada para os mais pequenos, mas que os graúdos também apreciaram, foi feita uma demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia.

“Temos uma exposição de meios com algumas das valências que a polícia tem ao seu dispor e resolvemos proporcionar às crianças do primeiro ciclo um contacto com a nossa equipa cinotécnica. Aquilo que fizemos foram umas brincadeiras com os cães e com as crianças de forma a que estas tivessem um momento de proximidade com a polícia”, explica Mário Pereira, comandante da PSP de Vila Real.

Sobre estes cães, o comandante refere que “são utilizados no trabalho diário da polícia, seja em buscas de armas, drogas, explosivos, para manter a ordem pública ou em operações de busca e salvamento”.

Rodrigo Gonçalves tem 9 anos e é aluno da Escola do Corgo. Foi uma das crianças chamadas a participar na atividade e falou com a VTM sobre a experiência. “Dei ordens ao cão para sentar e deitar e brinquei com ele. Gostei muito”.

Sobre os polícias, Rodrigo tem uma opinião bem formada. “São fixes e ajudam as pessoas”, afirma.

Confrontado com esta opinião, o comandante da PSP mostra-se “agradado”, admitindo que “se isso foi conseguido, se essa mensagem passou, significa que atingimos o nosso objetivo”.

A cerimónia oficial do 140º aniversário da PSP de Vila Real decorre na segunda-feira, dia 24 de abril, e contará com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS