Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Quarta fase do “Modcom” traz mais apoio aos comerciantes

Desde o dia 21 de Janeiro e até ao próximo dia 11, os comerciantes portugueses podem apresentar as suas candidaturas para mais uma fase do MODCOM. Com um aumento da comparticipação para 50 por cento, a expectativa é de que mais comerciantes do distrito apostem na modernização e revitalização das suas empresas.

-PUB-

A Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) apresentou, no dia 12, a quarta fase do Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio (Modcom) que, traz agora uma possibilidade de comparticipação até 50 por cento para projectos a apresentar até ao dia 11.

“Nesta altura, menos boa para o comércio tradicional, era importante o reforço deste apoio”, explicou José Ricardo, presidente da ACIVR, mostrando-se satisfeito com o “aumento significativo da comparticipação” do MODCOM a projectos que, no máximo, podem representar um investimento de 60 mil euros.

Numa primeira sessão de esclarecimento aos associados da área de actuação da ACIVR (que engloba Alijó, Murça, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Sabrosa, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real) estiveram presentes mais de meia centena de comerciantes. “A adesão às outras fases foi reduzida porque o apoio (até 35 por cento do investimento) não era incentivador”, explicou o dirigente associativo, antecipando que, com valores “mais equilibrados e apelativos”, deverá haver uma procura muito superior por parte dos comerciantes ao MODCOM e, consequentemente, a apresentação de mais candidaturas.

Lançada a 21 de Janeiro, esta nova fase do sistema de inventivos dirige-se à “modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio”.

Dividido em três tipologias, o MODCOM vai apoiar, entre outras candidaturas, as de empresas comerciais adquiridas ou constituídas há menos de 3 anos por jovens empresários, projectos conjuntos de modernização comercial em espaços rurais, projectos que visem o estabelecimento, ou a consolidação, de um modelo de integração comum, através da criação e promoção de novas redes empresariais ou o desenvolvimento de redes já existentes e projectos de promoção comercial dos centros urbanos através de acções a animação, dinamização e divulgação comercial.

No que diz respeito aos apoios a atribuir às estruturas associativas empresariais, os incentivos podem chegar a 60 por cento das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar, por projecto, o total de 60 000 euros.

De recordar que, em Vila Real, a terceira fase do “Modcom” aprovou 35 projectos de modernização do comércio num investimento do Governo de cerca de um milhão de euros, o que representou um investimento global na ordem dos 3,3 milhões e a criação de mais de quatro dezenas de postos de trabalho.

No total das suas três fases de concretização, o Modcom já investiu no distrito 2,3 milhões de euros, ao apoiar 93 projectos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS