Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!

Quase 1.400 objetos do Museu do Abade de Baçal digitalizados

Promover a visita virtual e facilitar o estudo de peças de diferentes épocas são duas das finalidades deste projeto.

O projeto de digitalização de parte do acervo do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, insere-se num programa de âmbito nacional, que vai documentar, nas vertentes 2D e 3D, cerca de 60 mil peças históricas e artísticas de 39 museus e monumentos de Portugal e de mais um conjunto de cerca de 20 monumentos do Instituto Público de Património Cultural. No caso do mais antigo museu do distrito de Bragança, estão a ser tratados mil objetos em 2D e vão ser, posteriormente, digitalizados a três dimensões mais cerca de 400 peças das coleções. Apesar de um número elevado, trata-se de cerca de 20% do acervo deste museu.

São pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, mobiliário, ourivesaria e têxteis com valor artístico e religioso, mas também muitos documentos e outras peças, como de arqueologia e numismática que ajudam a contar a história de todo o distrito. No espaço museológico reúnem-se, por exemplo, os forais manuelinos atribuídos a concelhos ainda existentes e outros que já deixaram de o ser.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Olga Telo Cordeiro
Olga Telo Cordeiro
Licenciada em Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Deu os primeiros passos na área da comunicação na Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e no Jornal Universitário "A Cabra". Em outubro de 2022 passou a integrar a família VTM, sendo responsável pela delegação do Alto Tâmega.

[gs-fb-comments]

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.

Mais lidas

-PUB-
-PUB-