Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

Quatro municípios da região premiados com bandeira verde por medidas de apoio às famílias

Boticas, Vila Real, Sabrosa e Valpaços recebem este ano o selo de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

-PUB-

Boticas e Vila Real são duas das câmaras do distrito que recebem o título há mais de três anos.

No caso de Vila Real, este reconhecimento acontece desde a primeira edição, em 2009.

A distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) chega a Boticas há 11 anos.

O galardão é concedido aos municípios que desenvolvem políticas sociais e de apoio às famílias em áreas como educação, habitação, saúde, maternidade e paternidade, transportes, entre outras.

Para o presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, “é um orgulho enorme para o município ser distinguido, há 11 anos consecutivos, com o galardão de Autarquia + Familiarmente Responsável, sendo que esta distinção é a prova da dedicação e empenhamento que temos em prol do desenvolvimento da nossa terra e do bem-estar geral da nossa população”, referiu o autarca.

Já no caso de Sabrosa e Valpaços a bandeira verde chega há menos de três anos.

A câmara de Valpaços é distinguida desde 2022, e Sabrosa é considerada mais familiarmente responsável há dois anos.

A cerimónia de atribuição das bandeiras verdes aos 110 municípios distinguidos em 2024 terá lugar no dia 17 de outubro, no Auditório da reitoria da Universidade de Coimbra.

O OAFR é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que visa acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das câmaras municipais em matéria de responsabilidade familiar e que tem como objetivo principal contribuir para que todas as autarquias portuguesas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS