Sábado, 12 de Junho de 2021

“Que esta estratégia se possa traduzir em ações”

A Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT) foi o destaque da 31ª Cimeira Luso-Espanhola, apresentada como um conjunto de medidas e investimentos para “facilitar a vida das pessoas que vivem na fronteira”, como apontou o primeiro-ministro português, António Costa, no encontro com o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez. 

-PUB-

Na Guarda, o primeiro ministro português destacou alguns dos benefícios previstos para os habitantes da raia, como o estatuto do trabalhador transfronteiriço, o cartão de saúde que permite ser tratado dos dois lados da fronteira ou a cooperação entre os serviços públicos, como o caso da rede 112, que responderá na emergência a quem estiver em melhores condições para o fazer.

Nuno Vaz, presidente da câmara municipal de Chaves e da AECT Eurocidade Chaves-Verín, esteve presente na cimeira ibérica que, diz, “identificou de forma desassombrada os constrangimentos e as dificuldades” das regiões transfronteiriças, que, entende, serem “diferentes de todas as outras que existem na Europa”, onde os “problemas críticos da economia e da demografia” foram assumidos. 

“O

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.