A época não começou bem, com os vila-realenses a averbarem uma derrota pesada em Lamego por três a zero, apesar de a exibição não ter sido assim tão má como o resultado final espelhava. Nos primeiros jogos, as oportunidades falhadas foram reflectindo os maus resultados, com a equipa a ter boas prestações em campo, mas sem resultados práticos. Nem nos jogos em casa as coisas pareciam melhorar. A equipa estava a precisar de vitórias para sair dos últimos lugares da tabela classificativa, que não condizia com o real valor do plantel. No entanto, com o decorrer do tempo, a equipa foi conquistando as primeiras vitórias, os jogadores começaram a ganhar confiança e os vila-realenses começaram a subir uns lugares na tabela classificativa.
Com 12 jogos disputados, o Vila Real soma 17 pontos, estando apenas a 5 do topo da classificação. Estes pontos são o resultado de 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.
No ano de 2012, o primeiro jogo é fora de portas em Serzedelo, um equipa sempre complicada quando actua no seu reduto, apesar de ter menos 3 pontos que os transmontanos. Lembre-se que, na primeira volta, o Vila Real cedeu um empate a uma bola, em casa, frente a esta mesma equipa, numa partida em que o árbitro acabou por ser o protagonista, ao não assinalar uma grande penalidade a favor do Vila Real e a expulsar Rudi por simulação de falta.
No primeiro jogo da segunda volta, o Vila Real recebeu o Lamego e, apesar de ter entrado praticamente a perder, venceu por três bolas a uma, em mais uma boa exibição do conjunto comandado por Abel Ferreira. Agora, os objectivos passam por ficar nos seis primeiros lugares, o que garante desde logo a manutenção nesta III Divisão Nacional. “Esperamos ter uma segunda volta mais tranquila e chegar ao final desta primeira fase nos seis primeiros lugares, mas a tarefa não se avizinha nada fácil. Lembro que mantemos 80 por cento do plantel da época passada, quando jogávamos no regional. A nossa equipa entra sempre em campo com a ambição de ganhar, pois estes jogadores têm muita qualidade e podem ganhar em qualquer campo, apesar de serem pouco experientes nesta divisão”, refere Abel Ferreira em declarações ao Nosso Jornal.
O técnico espera manter os níveis de confiança da equipa e a mesma dinâmica dos últimos jogos. “Queremos manter a qualidade que temos vindo a demonstrar nos últimos jogos. Este campeonato é muito competitivo, com equipas muito idênticas, e a tabela classificativa mostra isso mesmo”.
Apesar das equipas serem muito semelhantes, o treinador vila-realenses aponta o Sousense, o Serzedelo e o Infesta como os potenciais candidatos à conquista do campeonato. “Foram as três equipas que mostraram uma melhor organização e mais maturidade, no entanto, nos jogos em que os defrontamos, nós fomos dignos e não tivemos receio destes adversários. Não somos inferiores e esperamos mostrar isso mesmo em campo nos jogos da segunda volta”, realçou.