O Rafael assumiu o comando do campeonato na 1ª prova e nunca mais o largou, chegando à prova final com uma vantagem que lhe permitia alguma tranquilidade, pois se não ocorresse nenhum percalço, bastaria alcançar o 7º lugar nas Semi-finais e na Final para renovar o título alcançado em 2007 e que lhe fugiu por muito pouco no ano passado.
Já este ano se tinha sagrado vencedor do Sprint Show (Campeonato de Inverno), apenas lhe fugindo a vitória na Taça para alcançar o pleno.
A prova teve início com os Treinos Cronometrados onde o Rafael alcançou o 5º lugar a cerca de 0,5s do primeiro, Ricardo Borges, logo seguido por João Ferreira. Cedo se percebeu que a vitória do dia seria disputada por estes dois pilotos.
Na Semi-final 1, o Rafael conseguiu ganhar um lugar e envolveu-se numa luta palmo a palmo com D. Mano durante toda a manga, que os fez perder o contacto com o trio da frente. O final das 12 voltas chegaria com a vitória de R. Borges, seguido de J. Ferreira, C. Pinto, R. Lobato e D. Mano.
Esta classificação ditava a grelha de partida para a Semi-final 2 e no arranque mantiveram-se as posições. Ao longo da manga, a corrida desenrolou-se de uma forma muito parecida com a anterior, mas desta vez os andamentos eram muito equilibrados e as diferenças no final foram muito menores. Na frente, J. Ferreira levou a melhor sobre R. Borges, seguido por C. Pinto e Rafael Lobato, que mais uma vez lutou toda a manga com D. Mano. Com este resultado, bastava o 8º lugar na Final para vencer o Campeonato. Com o agregado das Semi-finais a determinar a grelha para a Final, o Rafael partia novamente do 4º lugar, que manteve no arranque.
No entanto, na travagem no final da recta da meta, vê-se envolvido numa carambola entre vários pilotos, e depois de uma incursão pela escapatória, cai para o 9º lugar que o afastava da vitória no Campeonato.
No entanto, não baixou os braços ao longo das voltas seguintes, foi ganhando terreno aos pilotos que o antecediam e com várias ultrapassagens chegou ao 5º lugar à 9ª volta, que manteve até final. Com este resultado, sagrava-se Campeão com 8 pontos de avanço para J. Ferreira, o vencedor desta prova.
Resta agradecer o apoio de toda a família e amigos, patrocinadores (Tomeifel, Laboratórios Pioledo, Iberfibran, Murganheira, Minfo, Performan, Homem Magazine e RacerDesign) sem os quais nada disto seria possível, e especialmente ao seu preparador Joaquim Oliveira um agradecimento final pelo excelente trabalho ao longo destes 3 anos repletos de sucessos desportivos e dedicação total.
Partimos agora para novos desafios, que se iniciam já no próximo dia 15 de Novembro, com a disputa do Baltar Sprint Show 2009/10, inseridos numa nova equipa.