Quinta-feira, 29 de Julho de 2021

Rali de Mesão Frio na estrada com 80 inscritos

A vila Porta do Douro volta a vibrar com as emoções do desporto automóvel.

-PUB-

O Rali Município de Mesão Frio regressa à estrada no próximo fim de semana, tendo adotado “todas as medidas de contingência e de segurança a que um evento desta envergadura está obrigado”, particularmente perante o atual contexto pandémico. 

A apresentação da 9.ª edição da competição, organizada pelo Município de Mesão Frio e pelo Clube Automóvel da Régua, decorreu junto ao recentemente inaugurado baloiço de São Silvestre, no miradouro com o mesmo nome.

Joaquim Amândio Santos apresentou o evento na presença de uma plateia restrita à organização, tendo dirigido uma entrevista descontraída entre o presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira e o presidente do Clube Automóvel da Régua, Manuel António Sousa. Para as partes envolvidas, a edição de 2020 exige uma união de esforços extra, para que sejam cumpridas as diretrizes emanadas pela Direção-Geral da Saúde, estando a ser concertados todos os preparativos entre a autarquia e as forças vivas do concelho, para que tudo decorra dentro da normalidade desejada. 

As novidades desta edição passam por cumprir escrupulosamente as normas de respeito ambiental, o que “lhe confere a possibilidade de conquistar a certificação de prova amiga do meio ambiente, com a obtenção do selo verde da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)”. 

O Parque de Assistência terá uma extensão superior aos anos transatos, ocupando a Rua Prof. António da Natividade e a Avenida Dr. Domingos Monteiro e haverá um reforço na higienização e no controlo de entradas e de permanência de membros credenciados. O acesso ao parque estará vedado ao público e as equipas participantes poderão ter um máximo de seis elementos, mais o piloto e o navegador. 

As verificações administrativas poderão ser feitas online ou no local, apenas no sábado, paralelamente às verificações técnicas, desde as 9h30 até às 16h30 do mesmo dia. A entrada no Parque Fechado está prevista ser entre as 17h45 e as 18h45. 

Este ano, a Super Especial Noturna, que habitualmente era realizada no centro de Mesão Frio, deu lugar à Prova Especial 1. O arranque do Rali Município de Mesão Frio será dado pelas 21h00 de sábado, num percurso com 5,2 quilómetros, desde o Lugar do Imaginário, com passagem pela casa dos cantoneiros e subida em direção a Vila Jusã, terminando junto à Avenida 25 de Abril.

No domingo, o pelotão percorrerá sete provas especiais, com tripla passagem por Barqueiros (6,85 km) e Vila Marim/Cidadelhe (9,49 km) e uma única passagem pelos 5,51 km de Oliveira. 

O presidente da câmara municipal, Alberto Pereira, aludiu para a importância deste evento anual, que se traduz em “elevado retorno financeiro e de promoção de imagem para o concelho, que até ao momento não regista casos de Covid-19”.

A edição deste ano estabeleceu um novo número recorde de participantes, estando inscritas, até ao momento, 80 equipas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.