Os trabalhos da empreitada de reparação e consolidação da plataforma ferroviária danificada, em 24 de Dezembro, por uma derrocada perto da estação de Alegria, na linha do Douro, continuam em bom ritmo. Várias toneladas de pedra foram já retiradas, sendo que estão a chegar diversos comboios especiais com balastro e outros materiais, oriundos da zona do Porto.
-PUB-
Estão a decorrer ainda intervenções de “tratamento geotécnico” no talude adjacente e prevê-se também a aplicação de dispositivos para suster eventuais precipitações sobre a linha e a concretização de pregagens.
Os trabalhos em curso são da responsabilidade da Rede Ferroviária Nacional, REFER, que não adianta a data para a conclusão dos trabalhos.
Devido a esta derrocada, continua suspensa a ligação ferroviária entre as estações do Tua e do Pocinho, sendo feito o transbordo de passageiros em autocarro.
Nos últimos anos têm ocorrido alguns desmoronamentos na Linha do Douro. Os troços mais afastados têm sido entre Régua e Covelinhas, Pinhão – Tua até à estação de Vargelas.
A existência de alguns afloramentos xistosos em vários pontos da linha e algumas intervenções em vinhas produzem grande mobilidade de solos, o que tem motivado especial atenção dos técnicos da REFER, que estão a monitorizar todas as situações.
APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Contribua com um donativo!