Terça-feira, 30 de Novembro de 2021

Rede de Museus do Douro visita Núcleo Museológico da Casa dos Milagres

Os membros da Rede de Museus do Douro visitaram, esta semana, o Núcleo Museológico da Casa dos Milagres, em Perafita. Esta foi a primeira visita de trabalho a este importante espaço onde está exposta uma das maiores coleções de ex-votos a nível nacional e que passou a integrar a Rede de Museus do Douro, em abril de 2019.

-PUB-

O grupo visitou o Senhor do Monte e a Capela, onde assistiu a uma palestra sobre os Judeus, a Procissão e o Calvário da Via Sacra. Seguiu-se uma visita à Igreja e à Casa dos Milagres, com um percurso ao longo da Rua Principal para ver a Via Sacra, o Portal da Casa Clerical e o largo onde situava a Capela de Santo António. A visita guiada à Casa dos Milagres incluiu a projeção de um vídeo de José Hermano Saraiva, integrado na série de programas da RTP denominada “No Coração do Douro”. Foram ainda apresentadas a sala dos tetos decorados e a sala dos ex-votos aos membros da Rede do Museu do Douro.

Durante a tarde, o técnico da Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte, Fernando Ribeiro, realizou uma apresentação dedicada a “Tratar o passado no presente para que exista um futuro”. Seguiu-se ainda uma palestra sobre o “Inventário fotográfico: segurança, investigação e divulgação”, a cargo do fotógrafo documental do Museu do Douro, José Pessoa.

A candidatura do Núcleo Museológico da Casa dos Milagres, em Perafita, para integrar a Rede de Museus do Douro foi aprovada por unanimidade, em abril de 2019. Esta Rede tem por missão aliar as diferentes estruturas museológicas a operar na Região Demarcada do Douro num projeto cultural comum, abrindo novas hipóteses de entendimento e valorização da comunidade.

O Núcleo Museológico da Casa dos Milagres está integrado no Santuário do Senhor de Perafita, que é um conjunto arquitetónico, histórico e cultural único do qual fazem ainda parte a Igreja e a Sacristia, a Torre Sineira e a Capela do Senhor dos Milagres. Este núcleo é gerido pela Associação de Amigos de Perafita que tem como objetivo dinamizar a localidade de Perafita, dar a conhecer e preservar o seu património edificado, artístico e cultural.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.