Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Regresso da velocidade a Vila Real já tem data marcada

No dia 18 de Julho, há 16 anos, o Circuito de Vila Real foi capa do Nosso Jornal, pelos piores motivos: um acidente que vitimou quatro pessoas e que deixou várias outras feridas. Desde esse ano, na sequência de outros graves acidentes, as velocidades da prova vila-realense deixaram de fazer as delícias dos amantes do […]

PUB

No dia 18 de Julho, há 16 anos, o Circuito de Vila Real foi capa do Nosso Jornal, pelos piores motivos: um acidente que vitimou quatro pessoas e que deixou várias outras feridas. Desde esse ano, na sequência de outros graves acidentes, as velocidades da prova vila-realense deixaram de fazer as delícias dos amantes do desporto automóvel. No entanto, a história das corridas vai regressar, já no próximo mês de Outubro.

Depois de um interregno de mais de15 anos, motivado por uma sucessão de acidentes graves, o Circuito Urbano de Vila Real vai regressar ao calendário nacional do desporto automóvel, com a primeira prova a ser realizada nos dias 6 e 7 de Outubro.

Numa parceria entre a Câmara Municipal, o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) e a Região de Turismo da Serra do Marão, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, o regresso dos carros de corrida à capital transmontana será uma realidade, num percurso 4,6 quilómetros (cerca de metade do antigo circuito internacional), cuja reabilitação exigirá um investimento de cerca de 400 mil euros, dos quais 150 mil serão provenientes de privados.

A intervenção prevê obras para a melhoria das condições de segurança, como, por exemplo, a colocação de raids triplos e amovíveis, a instalação de redes metálicas, a remoção de postes, a criação de acessos provisórios a áreas habitacionais e três passagens superiores, para peões, entre outros.

Com a meta situada na Avenida da Europa, na zona da sede da CAVR, o novo percurso segue em direcção a Mateus, pela Avenida de Osnabrück, seguindo pelo Bairro da Araucária e regresso à Avenida da Europa.

De recordar que, desde a interrupção das corridas, em 1991, os vila-realense já tiveram a oportunidade de relembrar as emoções das corridas de antigamente, durante uma iniciativa que, realizada no âmbito da inauguração do Centro Comercial Dolce Vita Douro, contou com a presença de antigos campeões do automobilismo internacional, como Stirling Moss e David Piper.

“O Circuito de Vila Real II que pontuou para o Campeonato Nacional de Velocidade e que se caracterizou por alta espectacularidade, terminou, porém, em tragédia, quando Pedro Carvalho se despistou, na Araucária, na rua de acesso à capela provisória”, noticiou o Nosso Jornal, na primeira página da edição de 18 de Julho de 1991, relatando como vítimas mortais do grave acidente José Álvaro Pinto (40 anos), Eduardo Pinto (10 anos), Luís Mariano Ferreira (36 anos) e Nuno Miguel Martins Pinto (de 14 anos).

“O Circuito de Vila Real foi criado, em 1931, por mão do então Presidente da Câmara Municipal, Aureliano Barrigas, e por ele passaram nomes sonantes do automobilismo mundial (como Stirling Moss e Jean Behra) e nacional (como Vasco Sameiro ou Nicha Cabral)”, recordou fonte da autarquia vila-realense.

 

Maria Meireles

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.