Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
No menu items!

Rei Felipe VI transmitiu disponibilidade de Espanha para reforçar apoio aéreo no combate aos incêndios

O Rei Felipe VI de Espanha transmitiu ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a solidariedade do povo espanhol perante a “tragédia provocada pelos incêndios” em Portugal e a disponibilidade do seu Estado para “reforçar apoios aéreos”.

-PUB-

Numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa indica que teve, esta terça-feira, uma conversa telefónica com o Rei Felipe IV de Espanha.

“O monarca espanhol transmitiu ao Presidente da República a sua total solidariedade do povo espanhol face à tragédia provocada pelos incêndios que têm lavrado na região centro de Portugal, tendo ainda manifestado disponibilidade para reforçar os apoios aéreos e outros do Estado espanhol”, lê-se na nota.

Até ao momento, dois aviões Canadair espanhóis foram mobilizados no combate aos incêndios em Portugal, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Além destas aeronaves, 230 bombeiros espanhóis também chegaram a Portugal esta noite, para ajudar no combate aos incêndios, segundo indicou na terça-feira fonte oficial do Ministério da Administração Interna à Lusa.

Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.

A área ardida em Portugal continental, desde domingo, ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.

Entretanto, o Governo português declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS