O local onde se pretende intervir é fortemente marcado pela presença da Igreja de São José de Godim, largo adjacente e cemitério municipal.
Durante o mês de Maio realizam-se as Festas da Ascensão, também designadas por Feira do Queijo, onde se divulgam e comercializam alguns dos produtos endógenos tradicionais, mais representativos da gastronomia e doçaria da região duriense.
Atualmente, todo este espaço público sofre de constrangimentos funcionais variados, em que a circulação rodoviária surge como principal motivo. O fluxo quotidiano intenso que atravessa o largo, a sua desregulação e indisciplina, tornam-no pouco aprazível à estadia e ao passeio, bem como pouco funcional aos restantes usos para que é solicitado.
As tradicionais feiras e festas, fazem-se ocupando também a estrada, limitando a circulação e reduzindo o espaço a um estreito canal entre vendedores e visitantes.
Reflexo de tudo isto é a imagem de degradação generalizada do espaço. O mobiliário urbano existente é reduzido e em mau-estado, os canteiros limitam pequenas zonas relvadas sem qualquer uso, ornamento ou significado, constituindo-se como obstáculos à mobilidade.
A intervenção que será levada a cabo pela Câmara Municipal do Peso da Régua visa a requalificação do espaço, preservando a memória e os elementos de maior qualidade arquitetónica, bem como dotar o recinto das condições necessárias para o usufruto pleno por parte da população.