Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021

Requalificação do Largo Padre José Pinto de Carvalho

Está assinado o contrato de adjudicação da obra de requalificação do Largo Padre José Pinto de Carvalho, em Godim, num investimento total de 363.694,36€.

-PUB-

O local onde se pretende intervir é fortemente marcado pela presença da Igreja de São José de Godim, largo adjacente e cemitério municipal.

Durante o mês de Maio realizam-se as Festas da Ascensão, também designadas por Feira do Queijo, onde se divulgam e comercializam alguns dos produtos endógenos tradicionais, mais representativos da gastronomia e doçaria da região duriense.

Atualmente, todo este espaço público sofre de constrangimentos funcionais variados, em que a circulação rodoviária surge como principal motivo. O fluxo quotidiano intenso que atravessa o largo, a sua desregulação e indisciplina, tornam-no pouco aprazível à estadia e ao passeio, bem como pouco funcional aos restantes usos para que é solicitado.

As tradicionais feiras e festas, fazem-se ocupando também a estrada, limitando a circulação e reduzindo o espaço a um estreito canal entre vendedores e visitantes.

Reflexo de tudo isto é a imagem de degradação generalizada do espaço. O mobiliário urbano existente é reduzido e em mau-estado, os canteiros limitam pequenas zonas relvadas sem qualquer uso, ornamento ou significado, constituindo-se como obstáculos à mobilidade.

A intervenção que será levada a cabo pela Câmara Municipal do Peso da Régua visa a requalificação do espaço, preservando a memória e os elementos de maior qualidade arquitetónica, bem como dotar o recinto das condições necessárias para o usufruto pleno por parte da população.

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.