Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Restauro de uma das maiores coleções de ex-votos do país

No âmbito do plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua estão em curso as empreitadas de requalificação da Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua (Alijó), Igreja de Guide (Mirandela) e Capela da Misericórdia de Murça.

-PUB-

A requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em São Mamede de Ribatua (Alijó), encontra-se no seu estádio inicial, estando a decorrer a primeira fase da intervenção que contempla o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos existente em Portugal.

Formado por um conjunto de edifícios, o santuário do Senhor de Perafita tem, para além da igreja, a Casa dos Milagres, a capela do Senhor dos Milagres, a fonte e o calvário.

A Casa dos Milagres situa-se no centro da aldeia, e é nela que se encontram os ex-votos, 94 tábuas votivas de óleo sobre madeira e metal, datadas de 1758 a 1896, quadros narrativos de milagres ou graças realizadas que o povo solicitava, e eram

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.