Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

RI13 vai receber simulador dinâmico para formação de condutores de Pandur

Só no ano passado mais de 200 militares receberam a sua formação enquanto condutores e tripulantes das viaturas Pandur no RI13. O Regimento está na linha da frente da formação a nível nacional e deverá receber o novo equipamento no próximo ano

-PUB-

“O Regimento de Infantaria (RI) 13 é hoje o centro de formação de todo o exército para a Pandur”, confirmou o Major General Carlos Henriques Santos, comandante da Brigada de Intervenção do Exército, adiantando, no dia 9, que já está a ser desenvolvido um novo simulador dinâmico que dará apoio à formação dos militares no que diz respeito às viaturas blindadas.

À margem do “dia festivo” dos Infantes do Marão, o comandante explicou que não haverá ainda um orçamento para o simulador, que começou agora a ser desenvolvido por uma empresa especializada, e que ao exército cabe “apenas” dar as indicações sobre “os requisitos operacionais”, ou seja, “quais as características que deve ter para garantir as condições de treino”.

“O 13 tem um papel essencial. Queremos que seja um polo central na formação da viatura blindada Pandur porque temos necessidades de formação nessa área que vão desde Braga a Viseu e Vila Real”, frisou o mesmo responsável defendendo que para tal é necessário “ter as condições e infraestruturas para a condução e utilização das viaturas” mas também “os simuladores”, que representam uma “forma de economizar recursos”.

Segundo o Coronel de Infantaria Fernando Pereira de Albuquerque, comandante do RI13, o Centro de Formação de Viaturas Pandur, que incluiu vários simuladores táticos e está instalado no regimento desde 2009, permite que parte da aprendizagem e do treino dos militares sejam feitos “sem a utilização dos meios reais”, ou seja, de forma “menos onerosa”. Com a aquisição do novo simulador dinâmico, que poderá chegar ao RI13 em junho do próximo ano, será possível treinar com ainda maior realismo, já que “qualquer manobra que se faça no volante do simulador resultará na mobilização do mesmo”, numa sensação idêntica à sentida na viatura em situação real.

Além do “upgrade” ao nível do equipamento, o RI13 vai ainda fazer uma intervenção de requalificação do campo de treinos da Fraga da Almotolia. “O que pretendo, este ano, é melhorar aquelas pistas em termos de piso, melhorar a sua durabilidade e, em simultâneo, criar determinados obstáculos naturais táticos que permitam o treino nas viaturas”, adiantou Fernando Albuquerque.

Em funcionamento desde 2009, o Centro de Formação Pandur do RI13 formou no ano passado mais de 200 militares em sete cursos (cursos de condutor, chefe de viatura e sistema canhão), sendo que este ano já foram lecionados seis e ainda estão previstos mais cinco.

O RI13 foi a primeira unidade do exército a receber, em 2008, as viaturas blindadas Pandur de oito rodas, adquiridas pelo Estado português para substituir as Chaimite. Atualmente a Regimento conta com 55 exemplares destes veículos.

No dia da Unidade, o comandante do RI13 referiu também que o regimento vila-realense está agora empenhado no aprontamento de 245 militares que integrarão “uma força de reação rápida da NATO”, que em 2016 poderá ser enviada para a Lituânia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.