Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Ribeira de Pena comemorou Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

As atividades, que decorreram no dia 22 de março, tiveram como objetivo “dar a conhecer alguns dos projetos que têm sido efetuados pelo Município” com diversas entidades em diversas áreas florestais do concelho.

Em comunicado à imprensa, a autarquia salienta que a “floresta com futuro exige planeamento, gestão e um trabalho contínuo e sustentado, ao longo de todo o ano”. Com esta mentalidade, o dia juntou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Cerva, a Associação Florestal de Ribeira de Pena, a Guarda Nacional Republicana, a Junta de Freguesia de Alvadia, a Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e a Iberdrola numa espécie de visita guiada.

O programa incluiu uma visita ao Parque Ambiental de Ribeira de Pena e a áreas intervencionadas enquanto “medidas compensatórias do Sistema Eletroprodutor do Tâmega”. Estas intervenções, entre outras, “incidiram sobre a gestão, recuperação e conservação” de território florestado autóctone e na “melhoria da disponibilidade trófica em zona de matagal e zonas florestais”.

O Vice-Presidente municipal Luís Ferreira destacou o “esforço colaborativo” das várias entidades no território em “potenciar uma floresta mais sustentável, considerando a biodiversidade, os recursos cinegéticos e a resiliência aos incêndios”. A Iberdrola, por sua vez, salientou o trabalho desenvolvido na “conceção e execução de medidas que fomentem o ecossistema natural dos municípios”.

A comemoração final tratou-se de uma “plantação de várias espécies de carvalho autóctone, faias e sobreiros”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.