Em comunicado à imprensa, a autarquia salienta que a “floresta com futuro exige planeamento, gestão e um trabalho contínuo e sustentado, ao longo de todo o ano”. Com esta mentalidade, o dia juntou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, os Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena, os Bombeiros Voluntários de Cerva, a Associação Florestal de Ribeira de Pena, a Guarda Nacional Republicana, a Junta de Freguesia de Alvadia, a Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e a Iberdrola numa espécie de visita guiada.
O programa incluiu uma visita ao Parque Ambiental de Ribeira de Pena e a áreas intervencionadas enquanto “medidas compensatórias do Sistema Eletroprodutor do Tâmega”. Estas intervenções, entre outras, “incidiram sobre a gestão, recuperação e conservação” de território florestado autóctone e na “melhoria da disponibilidade trófica em zona de matagal e zonas florestais”.
O Vice-Presidente municipal Luís Ferreira destacou o “esforço colaborativo” das várias entidades no território em “potenciar uma floresta mais sustentável, considerando a biodiversidade, os recursos cinegéticos e a resiliência aos incêndios”. A Iberdrola, por sua vez, salientou o trabalho desenvolvido na “conceção e execução de medidas que fomentem o ecossistema natural dos municípios”.
A comemoração final tratou-se de uma “plantação de várias espécies de carvalho autóctone, faias e sobreiros”.