Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Rio Corgo vai ter pista de pesca desportiva, ainda este ano

O Clube Vila-realense de Pesca Desportiva e a Câmara Municipal de Vila Real estão empenhados na criação de uma pista de pesca desportiva, no rio Corgo. A intenção pode dar passos importantes, durante este ano. A infra-estrutura poderá valorizar a cidade, em termos turísticos, dando-lhe uma nova oferta, na área do lazer. Poderá ser criada, […]

O Clube Vila-realense de Pesca Desportiva e a Câmara Municipal de Vila Real estão empenhados na criação de uma pista de pesca desportiva, no rio Corgo. A intenção pode dar passos importantes, durante este ano. A infra-estrutura poderá valorizar a cidade, em termos turísticos, dando-lhe uma nova oferta, na área do lazer.

Poderá ser criada, ainda este ano, a primeira pista de pesca desportiva, em Vila Real. A intenção é do Clube Vila-realense de Pesca Desportiva, aproveitando as potencialidades naturais de um troço do rio Corgo para aí criar uma zona propícia à prática desta salutar modalidade.

O Presidente da colectividade, fundada em 1955, José Ramos, salientou, ao Nosso Jornal, a importância desta infra-estrutura: “Vila Real tem muitas tradições na pesca desportiva, mas carece de um equipamento destes. Daí precisar de uma pista de pesca, não só para desenvolver a modalidade, como, também, destinada a atrair e “ocupar” a juventude, nos seus tempos livres”.

No futuro, poderá ser concretizado “um protocolo com o Instituto de Desporto, para a pesca ser disponibilizada e divulgada, junto das escolas e dos jovens, em geral”.

Este dirigente revelou que se torna oneroso, para quem quiser praticar pesca de competição. Terem de se deslocar, no mínimo, quarenta ou cinquenta quilómetros, no distrito de Vila Real.

“Julgo que a cidade já merece, há muito tempo, um espaço destes que poderá funcionar, também, como atracção turística e, ao mesmo tempo, aumentar a oferta da cidade em equipamentos desportivos”.

O Município de Vila Real também está interessado neste projecto e tem havido contactos entre o Clube Vila-realense de Pesca Desportiva e a autarquia.

“Temos umas promessas da edilidade que podem apontar para seja criada, ainda este ano, a pista de pesca”. Contudo, antes deste equipamento ser instalado, o clube está a tratar da concessão de uma zona de pesca no rio.

“Está prevista na distância entre o Parque Florestal e a Ponte das Flores, zona onde acabam os ciprinídeos e começa a existência dos salmonídeos. É uma frente de três quilómetros e abrange o troço selvagem do rio”.

Em relação à pista, o dirigente adiantou-nos que “estamos à espera de uma reunião com a Câmara Municipal de Vila Real e de uma posterior deslocação conjunta à zona prevista para a pista, para serem avaliadas as melhores soluções, para a sua criação”. Segundo José Ramos, “os trabalhos a fazer passam por criar condições para o aumento de caudal, com elevação da cota de água, para permitir que a água fique próxima dos pés dos pescadores, sendo que, de momento, o rio ainda está afastado do pescador e isso não é bom para a competição” – sublinhou.

Além da necessidade de segurar a água, está prevista a construção de um estradão paralelo ao rio.

O clube vai-se encarregar do repovoamento das espécies e da sua preservação, nomeadamente do escalo, boga, ablete, barbo e truta.

A pista, no total, deverá acolher cerca de vinte e cinco pescadores, por cada levada.

 

Jmcardoso

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.