A autarquia considera que ao ser criada no Douro, a primeira Região Demarcada do Mundo, Peso da Régua tornou-se no maior centro de comércio vinícola, o local onde todos chegavam e donde tudo partia, sendo o rio Douro um elemento denominador na abertura do Peso da Régua e do Douro ao mundo, identificador da história deste território e das suas gentes.
Apesar de este ser um elemento comum ao desenvolvimento de outros municípios ribeirinhos, a sua importância adquire particular relevância para Peso da Régua, quer na vertente económica, quer histórica, social e cultural.
Situado a cerca de 640 metros de altitude, S. Leonardo de Galafura é um dos miradouros mais bonitos de toda a região duriense.
Era daí que Miguel Torga mergulhava no rio e se embrenhava na paisagem magnânima deste “Doiro sublimado”, a quem num dos seus “Diários” chamou de “excesso de natureza”.
Deste lugar contam-se lendas e histórias, que aumentam o encanto destas paragens, um dos lugares mais belos do concelho reguense, paragem obrigatória para quem visita o Douro.
Uma vez terminado o levantamento exaustivo do património natural a considerar, a New 7 Wonders Portugal vai criar um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma lista de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 notáveis irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, que serão apresentadas para votação pública a 7 de Março.
Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal pretende assegurar a representatividade geográfica do país.
A votação terminará a 7 de Setembro, sendo as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” conhecidas no mesmo mês.
A Câmara Municipal apela à participação de todos na votação, na certeza do importante contributo dos resultados da mesma na afirmação deste concelho e região, como quarto destino de preferência em Portugal.