Terça-feira, 16 de Junho de 2026
InícioMirandelaRisco de consumir alheiras “é zero”

Risco de consumir alheiras “é zero”

Esta foi a garantia deixada pelo diretor-geral de Saúde, Francisco George, numa visita que fez a Mirandela, a convite dos presidentes de Câmara do distrito de Bragança

Francisco George esteve na quinta-feira em Mirandela, onde almoçou com os presidentes de câmara do distrito de Bragança e agentes económicos ligados ao setor, e fez questão de degustar a famosa alheira de Mirandela, garantindo que consumir este produto não implica qualquer risco para a saúde. “Esta não é uma iniciativa de propaganda. Vim aqui para garantir, a nível de Saúde Pública, que o risco de consumir esses alimentos, no que respeita ao botulismo, é zero”, afirmou o diretor-geral da Saúde, acrescentando que o problema que surgiu com uma determinada marca “está controlado”. “Foi uma situação específica com apenas uma marca e não existiu nas outras marcas”, explicou este responsável, adiantando que “não podemos confundir um problema, que é grave e que foi identificado numa marca, com todos os produtos da região”.

O diretor-geral de Saúde disse ainda que participou nesta iniciativa pública depois de ter dados concretos sustentados nas análises feitas no laboratório do Instituto Ricardo Jorge e na colaboração da ASAE neste processo.

A verdade é que os casos de botulismo apenas ocorreram com alheiras de uma empresa cujo nome começou a criar dúvidas. O problema está no nome “Origem Transmontana”. Muitas pessoas associaram essa marca a todos os produtos da região, com as vendas a serem afetadas de forma severa. Recorde-se que, essa marca comercial foi associada a cinco casos de botulismo, sendo que muitos consumidores começaram logo a associar que a esta doença poderia ser transmitida por todos os produtos produzidos na região. Na realidade os casos até agora conhecidos apenas ocorreram com as alheias de uma pequena empresa cujo nome é “Origem Transmontana”.

 

Governo em Vinhais para manifestar apoio aos produtos regionais

 

Durante a Rural Castanea, que decorreu no fim de semana em Vinhais, vários responsáveis governamentais estiveram no certame a manifestar apoio institucional ao consumo de produtos tradicionais.

A convite do Município, o inspetor-geral da ASAE, o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, o diretor-geral de Alimentação e Veterinária e o secretário de Estado-adjunto do Ministro da Saúde degustaram fumeiro regional para reforçar a confiança dos consumidores nestes produtos.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado-adjunto do Ministro da Saúde, garantiu que não há qualquer risco em consumir alheiras. “As autoridades de saúde pública fizeram tudo o que era necessário fazer, sendo que neste momento o problema está sanado. É perfeitamente seguro comer alheiras em Portugal, ou seja, o consumidor não tem que ter qualquer tipo receio neste momento”, sublinhou este responsável, que vai assumir o cargo de ministro da saúde, esta sexta feira.

Américo Pereira, presidente da Câmara de Vinhais, também referiu que consumir fumeiro regional “é seguro”. “Houve um problema com uma marca específica, mas comer alheiras ou qualquer tipo de fumeiro em Trás-os-Montes é absolutamente seguro”, reforçou o edil.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS