Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Rita Varejão e Sara Rocha são campeãs nacionais

Decorreu no Pavilhão do Instituto Politécnico de Setúbal (Estefanilha – Setúbal), o Campeonato Nacional Individual de Iniciados e Infantis, disputado em Singulares, Pares e Pares Mistos, com o CLUB de Vila Real a impôr-se e a ser o clube com mais vitórias na prova, em igualdade com o C.A. Madalena do Porto. Os vila-realenses mostraram a força do CLUB.

-PUB-

Com uma comitiva de 12 atletas e mais de 15 adeptos, o CLUB ultrapassou largamente as expectativas do grupo de trabalho, pois este era apenas o segundo campeonato nacional individual que disputava. Assim, em 10 categorias, o CLUB foi ao pódio em 6, disputou 5 finais e venceu 3, ou seja, sagrou-se Campeão Nacional em 3 categorias.

Os jogos iniciaram-se no sábado com as fases de apuramento e logo se percebeu que o CLUB iria alcançar resultados muito positivos. Nos iniciados femininos, Joana Santos e Carolina Rocha, as atletas mais jovens em prova, entusiasmaram o pavilhão, pois obrigaram as adversárias que viriam a disputar a final a aplicação máxima para as levarem de vencida, uma vez que o resultado foi disputado até ao final com incerteza e vitória em várias partidas de ambas as equipas. A irreverência de Carolina Rocha ainda se fez notar na categoria individual, pois venceu dois jogos e esteve perto da qualificação para o mapa final. Mafalda Monteiro também não deixou de se apresentar em boa forma, mas a idade acabou por ditar o seu afastamento do mapa final.

Rita Varejão sagrou-se Campeã Nacional, esteve sempre muito concentrada estando irrepreensível quer na fase de apuramento, quer no mapa final e foi sem surpresas, para que viu os jogos, que chegou à final das provas de pares femininos e individual, apenas em pares mistos não conseguiu a final, conseguindo, no entanto, um bom 3º lugar. Nas finais que disputou esteve mais uma vez excelente, venceu sem qualquer dúvida a final de pares femininos, controlando sempre o resultado. Em individuais, entrou muito forte, de tal forma que a adversária ficou totalmente descontrolada e apenas porque a arbitragem não cumpriu as regras não arrumou de vez com o resultado. A má arbitragem permitiu a recuperação da adversária que após várias interrupções não autorizadas, conseguiu recompôr-se a acabou por vencer a Rita. De qualquer forma, o modo como Rita Varejão se apresentou no Campeonato Nacional e o resultado final obtido, Campeão Nacional em Pares femininos, Vice-Campeã Nacional Individual e terceira classificada em Pares Mistos mais que comprovam a excelente atleta que é e a inscrição do seu nome na lista de vencedores.

Os iniciados, Joel Ferreira, Francisco Fernandes e Francisco Ferreira, tiveram vida difícil, pois sendo os mais novos em prova esperavam-se bons jogos mas seria difícil a passagem à fase seguinte. No entanto, Joel Ferreira, com concentração e empenho, conseguiu a passagem para a fase final, ficando entre os 32 primeiros lugares.

Outro feito notável dos atletas do CLUB foi a passagem à fase final de todos os atletas infantis masculinos do CLUB, Pedro Varejão, David Teixeira, Francisco Taveira e José Ferreira. Todos estiveram em bom nível para conseguirem o apuramento. No mapa final foram encontrando os principais candidatos à vitória na prova mas, sem se intimidarem, deram sempre mostras de poderem disputar o resultado. Pedro Varejão, com a sua técnica extraordinária, foi surpreendendo os adversários, chegando mais longe na classificação, ficando entre os 8 primeiros lugares.

Sara Rocha voltou a ser Campeã Nacional, pelo terceiro ano consecutivo, desta vez em duas categorias, Individual e Pares Femininos. Sara foi a melhor atleta do torneio na sua categoria, sempre com técnica superior aos adversários e sem qualquer dúvida. Derrotou todas as adversárias sem nunca ser colocada em causa a vitória, chegando à final em todas as provas que participou. Na final de Pares Mistos uma pequena lesão nos músculos não favoreceu, perdendo na final, sagrando-se Vice-Campeã Nacional de Pares Mistos. Já na categoria de Pares femininos a superioridade foi constante, não causando surpresa o título de Campeã Nacional para a Sara. Na prova mais importante, individual, a chegada à final foi natural, a apenas o nervosismo permitiu que no primeiro set a adversária levasse a melhor, nos restantes sets, a Sara Rocha voltou a assumir o comando do jogo e venceu a adversária por categórico 3-1, sagrando-se Campeã Nacional também nesta categoria. A Sara alcança assim um feito notável pois é Campeã Nacional há 3 anos consecutivos com 4 títulos nacionais.

O grande obreiro do sucesso dos atletas do CLUB é Oleksandr Stanko, o treinador que nos últimos 6 anos alcança já 6 títulos nacionais com os seus atletas.

Terminou da melhor forma o Campeonato Nacional para o CLUB, que se havia já sagrado Campeão Nacional por equipas e que começa já a preparar a próxima época com a captação de novos atletas, todos os dias das 18h00 às 20h00, na sede do CLUB e no Shopping Dolce Vita Douro, para mais informação www.cvilareal.com.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS