A tradição dos circuitos italianos extremamente rápidos e com um piso duro manteve–se em Fermo, o que nivelava os andamentos de todos os pilotos com tempos por volta muito iguais entre todos.
Recorde-se que, o piloto da KTM iniciou a época a recuperar de uma lesão no ombro que requereu uma intervenção cirúrgica bastante complicada, e que exigiu três longos meses de recuperação, que só terminariam por volta do segundo Grande Prémio da temporada.
Entre as sessões de treinos e a manga de qualificação, notava-se que Rui Gonçalves ansiava para que o circuito se tornasse mais selectivo para conseguir impor o seu ritmo habitual. Na corrida de qualificação, Gonçalves obteve a 12ª posição, não arriscando muito numa altura em que piso apresentava pouca tracção.
Já em dia de corridas, Rui Gonçalves iria efectuar duas provas consistentes em termos de andamento. Na primeira manga, conseguiu fazer uma boa partida mas perdeu alguns lugares e terminou na nona posição.
Na segunda corrida do dia, Rui Gonçalves efectuou de novo uma boa partida e durante oito voltas manteve a sétima posição, até que, à custa de um erro, perdeu uma posição, finalizando esta corrida no oitavo posto.
No final, e com as conta feitas, Rui Gonçalves só não entrou no “Top Ten” por um pequeno ponto, contudo há que salientar que o piloto de Vidago iniciou a temporada de 2010 apenas na terceira prova e na 23ª posição, o que significa que escalou doze posições na tabela classificativa.
Rui Gonçalves: “De uma forma geral foi um fim-de-semana positivo. Consegui voltar a ficar, de novo, entre os dez primeiros, um objectivo a que me propus ao longo do ano. Porém, sinto-me bastante desapontado por ter falhado o décimo posto na tabela classificativa por apenas um ponto. A pista tinha um traçado peculiar. Era muito rápida e com poucos obstáculos que criassem diferenças de andamentos entre os pilotos, principalmente em termos de trajectórias, por isso, era muito difícil fazer a diferença para os adversários. Penso que depois de tudo o que se passou, com a lesão no ombro que me obrigou a estar tanto tempo parado na pré–temporada, com a habituação a uma nova moto e à minha estreia na classe MX1, esta foi uma boa temporada. O meu próximo objectivo é o Motocross das Nações, onde espero vir a dar o meu melhor pela selecção nacional, enquanto que para 2011, irei treinar ainda mais forte mais para estar ao meu melhor nível”.
Classificações: 1º Clement Desalle (BEL) 43pts, 2º Steve Ramon (BEL) 43pts, 3º Sebastien Pourcel (FRA) 42pts, 4º Xavier Boog (FRA) 38 pts, 5º Max Nagl (GER) 29pts… 8º Rui Gonçalves (POR) 25pts, etc.