Os organizadores decidiram poupar o terreno anulando as mangas de qualificação, sendo que o alinhamento nas mangas seria feito pelo lugar obtido nos treinos livres, o que no caso de Rui Gonçalves seria o oitavo posto.
O domingo amanheceria com bastante sol, mas o traçado checo revelava-se bastante traiçoeiro e escorregadio e somente com uma trajectória possível.
Na primeira manga, Rui Gonçalves não seria muito feliz com a sua partida e voltava a perder bastantes lugares para os seus adversários. Com a tenacidade que se lhe reconhece, o piloto da KTM voltava a galgar lugares atrás de lugares, e finalizaria esta primeira manga no décimo posto.
Na segunda manga, a equipa KTM efectuou algumas alterações na embraiagem da KTM 350 SX-F de Rui Gonçalves e, desta feita, o piloto de Vidago conseguiu ter uma partida bastante mais produtiva.
Durante oito voltas, Rui Gonçalves rolou na sexta posição numa interessante luta com o seu colega de equipa Max Nagl. Acabou por descer uma posição e perdeu algum tempo, atrás do sul-africano Gareth Swaenepoel. Na décima quinta volta uma travagem mais agressiva por parte de Rui Gonçalves fazia com que o motor da sua moto se calasse e, com o procedimento de partida a demorar algum tempo, Rui Gonçalves perdeu dois lugares, vindo a terminar a segunda corrida do dia no 8º posto.
Rui Gonçalves mantêm a 14ª posição no Campeonato com 177 pontos, mas reduziu substancialmente a diferença para os 13º e 12º classificados, podendo-se esperar um ataque ainda mais forte nas três jornadas que faltam para o final deste campeonato.
Rui Gonçalves: “Foi mais um bom Grande Prémio, apesar das dificuldades sentidas no sábado provocadas pela chuva que deixou o piso bastante enlameado.
Senti-me sempre muito bem e em total acordo com a minha moto e com este estilo de traçado, que é a meu gosto.
Na primeira manga voltei a não ter sorte no arranque e perdi muitos lugares. Tive que efectuar uma grande recuperação, numa pista onde não é fácil fazer ultrapassagens aos adversários, por isso acho que foi positivo finalizar no décimo posto.
Na segunda manga, o meu mecânico fez algumas alterações na embraiagem da minha moto que resultaram a 100 por cento. Desta vez parti dentro do grupo dos primeiros e rolei durante bastantes voltas em 6º, com o meu colega de equipa Max Nagl no encalço.
A pista começou a ficar bastante esburacada e as trajectórias que existiam criavam bastantes dificuldades. Numa travagem mais forte deixei a moto ir a abaixo e com isso perdi dois lugares. Penso que sem este contratempo o 6º posto era meu.
Resta trabalhar ainda mais para finalizar a temporada num bom nível, subindo mais alguns lugares na tabela classificativa”.
Classificação GP Loket: 1º Antonio Cairoli (ITA) 47 pts, 2º Clement Desalle (BEL) 42 pts, 3º Tanel Leok (EST) 41 pts, 4º Steve Ramon (BEL) 35 pts, 5º Maximilian Nagl (GER) 43 pts… 8º Rui Gonçalves (POR) 24pts, etc.