No cargo de presidente estava Santos Silva que regressou à autarquia vila-realense para ocupar o lugar de Carlos Fernandes, que deixou a Câmara para abraçar um novo projeto profissional. Assim, Domingos Madeira Pinto foi designado para substituir Santos Silva.
A experiência profissional do ex-vice presidente da autarquia pesou nesta nomeação do atual presidente Rui Santos, a quem cabe a responsabilidade de nomear os administradores das empresas municipais. Em declarações à Voz de Trás-os-Montes, o autarca socialista confirmou isso mesmo, já que se trata de uma pessoa “com profundo conhecimento nos procedimentos da empresa”, “conhece os dossiers” e esta acaba também por ser o “cumprimento de uma promessa eleitoral”, uma vez que Rui Santos sempre disse que “colocaria pessoas de outros quadrantes políticos ou independentes”, desde que tenham competência, em empresas tutelas pela autarquia. “É necessário trazer alguém de fora que apresente outras visões à autarquia”, referiu o edil vila-realense.
Constituída a 28 de outubro de 2003, a Vila Real Social tem por objeto a promoção de habitação social no município, a gestão social, patrimonial e financeira do parque habitacional ou outros equipamentos e ou espaços. É, ainda, responsável pela gestão do serviço público de transporte coletivo de passageiros na área do município, bem como a gestão do estacionamento tarifado não concessionado.