Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

S. Martinho de Anta recebeu visita de uma delegação do Instituto das Estradas

No âmbito do Douro Vinhateiro, Património Mundial, S. Martinho de Anta recebeu a visita de uma delegação do Instituto das Estradas, com destaque especial para o seu Presidente, em cujas mãos está o projecto de construção da via rápida de S. Martinho à A24, “milagre” que está prestes a iniciar-se, graças ao trabalho insano do […]

-PUB-

No âmbito do Douro Vinhateiro, Património Mundial, S. Martinho de Anta recebeu a visita de uma delegação do Instituto das Estradas, com destaque especial para o seu Presidente, em cujas mãos está o projecto de construção da via rápida de S. Martinho à A24, “milagre” que está prestes a iniciar-se, graças ao trabalho insano do Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques.

Eram três autocarros, oriundos de vários quadrantes, a abarrotar pelas costuras, a chegar à escola primária onde Torga começou a silabar o seu sonho de criança, conforme verbera uma lápide, de letras microscópicas, à entrada da porta principal.

A comitiva foi acompanhada pelos Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia que apresentaram cumprimentos de boas vindas, sem praxes protocolares.

Abriu a sessão o Presidente da autarquia, seguindo-se uma intervenção do Presidente da Junta, Mário Vilela Gonçalves, como sempre, encabeçou esta iniciativa, após o que, em cortejo, todos rumaram até ao ancestral negrilho, onde, depois de profunda meditação, foram encetadas mais explicações poéticas que se multiplicaram, até á casa do escritor.

Em frente da casa berço, um profundo silêncio se operou, só quebrado pela intervenção do Dr. Maninho. Seguiu-se um “Porto de Honra”, no Pelourinho, oferecido pela Junta anfitriã, depois do que todos se dirigiram à Quinta do Portal, em Celeirós, com provas de vinho e um repasto.

Pelo que me foi dado observar, esta quinta possui muitos e bons vinhos, alguns dos quais medalhados.

Assim terminou mais uma etapa, a encenar as memórias de Torga, a figura central deste périplo.

O encontro entre pessoas de grande pendor administrativo foi frutuoso e a luta, de há anos, poderá terminar, se a promessa garantida for cumprida.

O concelho de Sabrosa é considerado o mais pobre da Europa, devido a várias condicionantes. Porém, novas perspectivas alterarão, a breve trecho, este designativo que nos vem envenenando, desde os primórdios de Fernão de Magalhães.

 

Costa Reis

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.