Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

S. Pedro anda à Roda do Panelo

A Associação de Municípios Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro organiza, uma vez mais, as atividades “À Roda do Panelo”, comemorativas do S. Pedro vila-realense que decorrem até 29 de junho.

-PUB-

Com o objectivo de recuperar e dinamizar o tradicional Jogo do Panelo e valorizar a Olaria de Bisalhães, este ano oferece-se aos visitantes um conjunto alargado de iniciativas: Atelier Infantil Barro Preto às Cores, a decorrer até 27 de junho no Museu da Vila Velha, onde os participantes – alunos do último ano de vários Infantários das freguesias urbanas de Vila Real – são convidados a ouvir a história “Uma menina que nasceu no meio do barro”, a sujar as mãos enquanto aprendem a moldar o barro e a deixar colorido o tradicional Barro Preto de Bisalhães; Exposição Barro Preto… Fora do Alguidar, patente até 31 de julho, na montra da antiga loja Real, no Largo da Capela Nova; O emblemático espaço comercial, fechado ao público há já vários anos, recupera o encanto de outros tempos com esta exposição sobre a Olaria de Bisalhães, organizada conjuntamente entre a Douro Alliance e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco; Atividade de Dinamização do Jogo do Panelo, a partir das 22h00 do dia 28 de junho nas ruas do Centro Histórico de Vila Real, com animação do Grupo Capella Musical de São Pedro; Concerto da Orquestra Acrolat’in, às 22h00, do dia 29 de junho, na Praça do Município.

Este evento é fruto da estratégia de dinamização cultural conjunta entre os três concelhos integrantes do projecto Douro Alliance – Vila Real, Peso da Régua e Lamego, proposto pela operação Douro Cultural.

A Douro Alliance é uma associação que nasce no âmbito da candidatura ao Programa “Política de Cidades Polis XXI” com o objetivo de criar uma plataforma comum de diálogo, partilha, cooperação e desenvolvimento entre as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.

Financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, a operação Douro Cultural, representa um investimento total de 655.000 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 524.000 euros.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.