Quarta-feira, 6 de Julho de 2022

Santo António e São Pedro em destaque, no mês de Junho

Mais uma vez, a autarquia de Vila Real vai fazer uma forte aposta nas actividades do mês de Junho, dando especial ênfase aos eventos ligados à comemoração dos dias de Santo António e São Pedro, com a realização das feiras dedicadas aos dois santos, estando, ainda, previsto uma vasto conjunto de actividades, desportivas e culturais […]

Mais uma vez, a autarquia de Vila Real vai fazer uma forte aposta nas actividades do mês de Junho, dando especial ênfase aos eventos ligados à comemoração dos dias de Santo António e São Pedro, com a realização das feiras dedicadas aos dois santos, estando, ainda, previsto uma vasto conjunto de actividades, desportivas e culturais

O “Kid’s Fashion” e a abertura da Feira do Livro marcam, amanhã, o início de mais uma edição das Festas da Cidade, uma programação encaixada em todo o mês de Junho e que conta com um investimento de cerca de 160 mil euros.

A grande novidade deste ano é que, segundo Manuel Martins, Presidente da Câmara Municipal, a autarquia vai convidar, “porta a porta”, os vila-realenses, através da colocação, nas caixas do correio, de um desdobrável que conta com toda a programação do mês de Junho. “Fizemos 30 mil exemplares do desdobrável, para distribuir e convidar toda a população”, explicou o autarca.

Manuel Martins salientou, ainda, o facto de se ter distinguido dois momentos, em especial: a comemoração dos Dias de Santo António e de São Pedro.

“Pela primeira vez, houve a distinção destes dois momentos, tão importantes para a cidade”, sublinhou o edil.

Assim, as comemorações terão início já amanhã, com a realização do “Kid’s Fashion” e a inauguração da Feira do Livro que decorrerá até ao dia 10. Relativamente aos eventos dedicados ao Santo António, a programação reserva, mais uma vez, a realização de Feira do Cavalo de Borbela, entre os dias 8 e 10, o concerto do Camané, no dia 9 (inserido na programação dos Concertos de Verão do Teatro de Vila Real), as Marchas Populares, no dia 12, e, finalmente, o dia do padroeiro da cidade que contará com uma Missa Solene, uma procissão e, à noite, o concerto da Filarmónica Gil, na Praça do Município, seguido de fogo-de-artifício.

Não esquecendo, obviamente, a Feira de Santo António, junto ao Largo da Estação e na zona do antigo matadouro, junto à Biblioteca de Vila Real, sendo de realçar que os feirantes já começaram a chegar, para marcar lugar, na feira popular.

O certame de São Pedro que se realiza no coração da cidade, nos dias 28, 29 e 30, contará com a animação da banda de Sanguinhedo, no primeiro dia, o concerto “Cantigas da Rua”, no segundo, e o festival de Karaoke Inter-freguesias, no último dia da feira, sem esquecer o tradicional arraial que, este ano, será seguido de animação de rua, de surpresa.

O programa contempla, ainda, um vasto conjunto de iniciativas dispersas, por todo o mês, sendo de realçar, na área desportiva, a XXI Volta a Trás–os-Montes e Alto Douro em Bicicleta, a Maratona de São Pedro e o 3.º Torneiro Cidade de Vila Real de Natação, entre muitas outras actividades.

Na cultura, os destaques vão para a realização de mais um Salão Luso-Galaico de Caricatura que, este ano, tem como tema central o escritor Miguel Torga e para a apresentação de mais um número da Revista Tellus.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.