Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Santuário de Fátima realiza simpósio teológico-pastoral

Numa iniciativa do Santuário de Fátima, inserida no programa preparatório do Centenário das Aparições, sob a coordenação científica da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, entre os dias 30 de maio e 1 de junho decorrerá, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, o simpósio teológico-pastoral “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”. Experiência de Deus e responsabilidade humana.

-PUB-

Até à presente data, sendo ainda possíveis novas inscrições, 290 pessoas estão inscritas para participarem neste simpósio em que se refletirá sobre alguns núcleos temáticos relacionados com a aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos no mês de julho de 1917.

“Refletiremos sobre temas tais como o mistério de Deus na sua misericórdia e na sua justiça; a questão de Deus no mundo contemporâneo; a esperança cristã no encontro definitivo com Deus; o amor como núcleo da experiência de Deus e da existência cristã; desafios atuais à pastoral da reconciliação; Maria, ícone da misericórdia de Deus”, sublinha o professor José Eduardo Borges de Pinho, que preside à Comissão Organizadora do Simpósio.

De entre o programa estabelecido para os três dias, José Eduardo Borges de Pinho destaca sobretudo as conferências: “A conferência inaugural, a cargo de Franco Manzi, de Milão, debruça-se sobre ‘O mistério do amor de Deus pelo mundo na mensagem de Fátima’. Por sua vez, o Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, encerra os trabalhos do Simpósio com uma reflexão sobre ‘O Santuário de Fátima e a renovação da Igreja em Portugal – uma leitura histórico-pastoral’. Mons. Claude Dagens, bispo de Angoulême, Klaus Vechtel, jesuíta de Frankfurt, Cettina Militello, teóloga italiana, Rey García Paredes, conhecido mariólogo espanhol, são outros dos convidados estrangeiros a intervirem neste Simpósio”.

Apenas acessível aos inscritos no simpósio teológico-pastoral, o serão cultural previsto para a noite de 31 de maio, entre as 21h00 e as 22h30, será a visita à exposição temporária do Santuário de Fátima Segredo e Revelação.

Para informações ou para inscrição: www.santuario-fatima.pt/portal/index.php

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.