Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Sardinhas fizeram a festa dos vila-realenses e prometem voltar

São João em Vila Real está agora a começar, mas já tem sardinhas, martelos e vinho, e para ano promete voltar… uma quadra sanjoanina que explica o sucesso de uma festa que encheu o centro histórico de gente e animação.

-PUB-

O Centro Histórico de Vila Real vestiu-se a preceito, a população saiu à rua e a festa de São João em terras de Santo António “foi um sucesso”, garante a Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) que, pela primeira vez, organizou, no dia 28, as comemorações sanjoaninas.

Segundo José Ricardo, presidente da ACIVR, “inicialmente os comerciantes estavam relutantes em aderir à iniciativa”, no entanto, com o desenvolvimento da organização a grande maioria quis participar na festa. “Tivemos uma colaboração muito significativa dos lojistas que ficaram responsáveis pela decoração das ruas e que aceitaram o desafio de alargar o horário de funcionamento até às 23h00”, referiu o mesmo responsável.

Os estabelecimentos de restauração não tiveram mãos a medir para servir as tradicionais sardinhas, as febras, a broa, o caldo verde, as batatas cozidas com casca e a salada de pimentos, tudo regado com vinho quanto baste e terminado com o ‘bailarico’ junto à Capela Nova, em pleno coração do centro histórico.

Apesar de ter sido a primeira vez que o São João foi organizado, pelo menos nestes moldes, a população aderiu como se já se tratasse de uma tradição na capital de distrito, não faltando os martelos, o alho-porro, os manjericos e, é claro, a animação.

“Começamos por organizar a festa em apenas três ruas do centro, mas acabamos por alargar a mais três artérias, fechando ao trânsito um total de seis ruas”, explicou José Ricardo, adiantando que, tendo em conta a adesão da população, no próximo ano poderá fechar-se todo o centro histórico e alargar a festa à totalidade das ruas do ‘coração’ da cidade.

Sónia Cabral, comerciante na Rua Direita, lembra que no ano passado organizou já uma festa de S. João, mas em menor escala, só numa das ruas do centro. “Este ano lancei o desafio à Associação Comercial”, referiu a mesma responsável, considerando que “tanto a ACIVR como os comerciantes estão de parabéns por terem conseguido exaltar o verdadeiro espírito sanjoanino”.

Agradecendo em especial “à junta de Freguesia de São Pedro que apoio financeiramente a decoração”, Sónia Cabral espera que, no próximo ano, a organização ganhe uma dimensão ainda maior, uma vez que a população de Vila Real estava “faminta de uma festa deste género”.

Entretanto, de recordar que, no âmbito das Festas da Cidade, a partir do dia 27, o centro da cidade vai voltar a encher-se de gente para mais uma edição da Feira de São Pedro que este ano tem como atracção principal, para além do tradicional arraial, os concertos de José Cid, no sábado, e de Rita Guerra, na segunda-feira, ambos na Praça do Município.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS