Deixámos de vigiar e saber ouvir o nosso corpo e mente. Todo e qualquer sinal não era mais do que o efeito de um vírus do qual todos falavam mas ninguém conhecia. Hoje, passados mais de dois anos, apesar de retomarmos parte das rotinas e termos a segurança de uma vacina, a verdade é que continuamos a encontrar na Covid-19 o fácil diagnóstico para tudo. Ninguém nega o seu impato na saúde mental, na obesidade, no agravar de muitas doenças diagnosticadas e muitas outras que ficaram por diagnosticar, mas é importante retomar a vigilância e perceber que os antigos riscos não só se mantêm como, em alguns casos, se agravaram.
O último relatório sobre a Saúde na Europa revela que a pandemia influenciou negativamente os comportamentos de saúde da população europeia, nomeadamente no que diz respeito aos padrões de consumo de álcool, tabaco, aumento sedentarismo e adoção de hábitos alimentares pouco saudáveis.
É urgente retomar as rotinas anuais de check-up médico, as quais devem incluir um conjunto de análises e exames clínicos, de modo a permitir determinar a existência de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares, diabetes, Acidente Vascular Cerebral (AVC), osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e doença hepática, entre outros. E porque cada idade acarreta os seus riscos há que ter em consideração a especificidade de alguns exames: no caso das mulheres, após os 40 anos, é recomendável a realização de uma mamografia a realizar-se anualmente ou de dois em dois anos, de acordo com histórico familiar. No caso dos homens é importante a realização de exames à próstata a partir dos 50 anos.
A par da normal vigilância é fundamental adotar estilos de vida saudáveis, baseados numa alimentação equilibrada, na atividade física, num sono reparador, na gestão de stresse e na eliminação de hábitos nocivos como o tabagismo.
É o mais comum dos “clichés” dizer que a saúde é o que cada um tem de mais precioso. Ninguém nega, ninguém contesta e todos concordam, mas a verdade é que a saúde acaba por ser uma das questões que muitos de nós negligenciamos. Quando estamos bem é algo que, inconscientemente, acabamos por assumir como garantido. Nada poderia estar tão errado!