Proporcionar “condições condignas” àqueles que participam na festa universitária é o objectivo da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AASUTAD) que, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Real, pavimentou o espaço onde vai decorrer mais uma edição da Semana Académica.
Localizado junto à Biblioteca Municipal Júlio Teixeira, há anos que aquele espaço recebe as festas dos estudantes e uma parte da Feira de Santo António, oferecendo um piso de terra batida que não proporcionava as melhores condições, sobretudo em caso de chuva.
“Queremos um espaço condigno para os nossos estudantes e para a população em geral que participa na Semana Académica”, explicou Luís de Matos, presidente da AAUTAD ao Nosso Jornal.
As obras de pavimentação estão a decorrer graças ao apoio dos serviços da autarquia, explicou o dirigente associativo, revelando que toda a zona envolvente terá “melhorias significativas”.
Nesta edição da festa que marca o adeus de mais uma geração de estudantes da UTAD, e que se realizará entre os dias 22 e 28, as noites de concertos vão ter como cabeças-de-cartaz David Fonseca e os Xutos & Pontapés.
Iran Costa, Kussondulola e Quim Barreiros são outros artistas que irão subir ao palco da tenda de concertos, sendo de destacar ainda a actuação na “noite de dance music” e as tradicionais actividades académicas como a Monumental Serenata, a Queima das Fitas e o Baile Académico.
Com um orçamento de 150 mil euros, a programação ambiciona, “acima de tudo, agradar a todos os estudantes, principalmente aos finalistas”, sublinha Luís de Matos.
O presidente da Associação Académica lembrou ainda que este ano, e à semelhança das edições anteriores, a Semana Académica vai ser palco de uma “campanha de minimização de riscos” que, projectada em parceria com o Instituto da Droga e Toxicodependência, vai decorrer “noutros moldes” para surtir ainda mais resultados no que diz respeito à sensibilização dos estudantes sobre os perigos de comportamentos de risco, como o consumo excessivo de álcool e de drogas.
No que diz respeito à bilheteira, o presidente da AAUTAD referiu que os preços variam entre os cinco e os dez euros para os estudantes e os sete e os 13 euros para a população em geral, sendo possível adquirir o bilhete geral por 35 euros, para os sócios da UTAD, ou 41 para os não sócios.