Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Semana da Vida Consagrada promoveu partilha de experiências em Bragança

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional e a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) Regional da Diocese de Bragança-Miranda promoveram a Semana do Consagrado com encontros com jovens, programas de rádio e uma celebração.

-PUB-

“O ponto alto foi a concentração de todos os consagrados para a celebração da Eucaristia dominical presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, que manifestou a sua alegria e gratidão pelo testemunho dos consagrados” na Igreja de Bragança-Miranda, revela o secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV).

O SDPJV explica que depois da Eucaristia os consagrados confraternizaram e houve um “belo momento vocacional” com a apresentação de todos os Institutos religiosos, seculares e da ordem das virgens consagradas no Centro D. Abílio Vaz das Neves, durante a tarde do dia 8 de fevereiro.

Segundo o SDPJV, a vereadora da Cultura da Câmara de Macedo de Cavaleiros manifestou “contentamento” por ter participado “em todos os momentos” deste dia e pediu aos consagrados que rezassem pelos “políticos para que saibam governar com justiça”.

O programa preparado entre o SDPJV e a CIRP Regional contou ainda com a participação no programa ‘Janela aberta sobre o mundo’ sobre vida consagrada, na Rádio Onda Livre, um encontro de adolescentes e de jovens da Unidade Pastoral e uma vigília de oração vocacional.

A Semana do Consagrado na Diocese de Bragança-Miranda teve como lema “Consagrados para anunciar a alegria do Evangelho”, entre 1 a 8 de fevereiro.

A Igreja Católica vive o Ano da Vida Consagrada para ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado”, “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.

Esta iniciativa foi convocada pelo Papa no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada, com o lema “Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança” até ao dia 2 de fevereiro de 2016.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.