O acordo é válido para o ano letivo 2024/2025 e tem como beneficiários “20 alunos do ensino superior, bolseiros, e deslocados das suas áreas de residência”.
O protocolo “surge no âmbito da medida governamental «Alojamento Estudantil Já», que permite ao IPB protocolar um reforço de camas com entidades públicas, privadas e do setor social”, lê-se na nota enviada pelo secretariado diocesano à comunicação social.
“É quase um piso inteiro do seminário que será disponibilizado aos estudantes do IPB. São quartos individuais, com casa de banho privativa e com condições de estudo, havendo espaços comuns que os estudantes também poderão utilizar. As condições são muito boas e este acordo permitirá aproximar os nossos alunos da diocese”, realçou Orlando Rodrigues, presidente do IPB.
O acordo entre a Diocese de Bragança-Miranda e o Instituto Politécnico de Bragança foi assinado pelo padre António Magalhães, reitor do seminário diocesano, e Orlando Rodrigues, presidente do IPB, na sala de atos da Casa Episcopal, em Bragança.
No Seminário de São de José vivem os seminaristas, até ao 12.º ano de escolaridade, sacerdotes idosos e também o bispo da Diocese de Bragança-Miranda. Agora, naquele espaço, vai residir também este grupo de estudantes do IPB.
“Tendo o seminário disponibilidade e podendo oferecer alojamento, criámos aqui o serviço e damos vida a uma casa, seguindo as orientações que a Santa Sé nos transmite, de sempre que há um edifício que não tem o uso original, procurarmos usá-lo para algo semelhante e algo que seja bom e útil para a sociedade”, explicou D. Nuno Almeida.
“Por causa da fragilidade económica da Diocese de Bragança-Miranda, o bispo e aqueles que o acompanham no dia a dia, passarão a residir no Seminário de São José. A Cúria e os restantes serviços diocesanos mantêm-se na Casa Episcopal”, conclui o bispo da diocese.