Num misto de percursos que alternaram entre o fisicamente muito duro e técnico ou mais rolante, dependendo das características de cada região, com extensões médias de 75 km, os organizadores de cada prova estiveram à altura do evento, seleccionando percursos adaptados tanto à competição como ao lazer, sempre tentando mostrar o que de melhor existe na sua região, tanto a nível paisagístico como gastronómico.
Logo na prova de abertura se percebeu que seria uma longa competição entre dois candidatos, já que ritmo imposto desde o início por Manuel Melo e Sérgio Ramos (à esquerda na foto) lhes possibilitou um fuga a dois que viria a terminar com a vitória de Sérgio Ramos ao comando da sua Specialized S-Works. A partir daí, o primeiro lugar foi alternando entre ambos, mantendo sempre confortável vantagem para os candidatos aos terceiro lugar: Francisco Anjos, Pedro Botelho, Francisco Fernandes e Nuno Almeida, aos quais se viria juntar, a duas provas do final, Nuno Miranda.
A prova final, onde nenhuma das posições do pódio estava segura, foi disputada no duríssimo percurso de Mirandela, quer pela altimetria, quer pelo terreno de pura água e lama ao longo de mais de 80 km. Arrancando para esta prova final em 2.º lugar e a apenas 20 pontos do 1.º classificado Manuel Melo, Sérgio Ramos teve de arriscar tudo, entrando no quarteto que iria protagonizar uma fuga decisiva logo a partir dos quilómetros iniciais, formado por Ricardo Vilela, Luís Lameira, Nuno Miranda e Sérgio Ramos, sagrando-se no final Nuno Miranda como vencedor, seguidos de Ricardo Vilela e Sérgio Ramos. Manuel Melo viria a concluir em 6.º lugar, o que se traduziu na vitória final de Sérgio Ramos.
Classificação final do 1.º Open Regional de XCM:
1.º Sérgio Ramos – BICICAR Team (Vila Real) – 1305 pontos;
2.º Manuel Melo – Librety Seguros / Run & Bike / Specialized (Chaves) – 1280 pontos;
3.º Nuno Miranda – Skoda / Irmãos Leite / Bicicar / Tourencinho (Vila Real) – 1115 pontos;
4.º Pedro Botelho – BICICAR Team (Vila Real) – 1000 pontos;
5.º Francisco Fernandes – Valbike //Chaves (Chaves) – 930 pontos.