Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Serviço de Pediatria precisa de um “click” dos transmontanos

Ao longo de seis anos de existência, a Missão Sorriso já investiu 3,5 milhões de euros em equipamentos para serviços de pediatria e neonatologia de hospitais do país, entre os quais o do Centro Hospitalar Transmontano. Este ano, a Leopoldina exige a votação da população na escolha de apenas cinco projectos. O seu voto pode fazer a diferença na aquisição de mais um conjunto de equipamentos que vão melhorar ainda mais o nível dos cuidados de saúde à disposição das nossas crianças…

-PUB-

Até ao final da próxima semana, os portugueses vão poder votar em http://missaosorriso.continente.pt e escolher os cinco projectos que, de um total de 27 apresentados, serão este ano apoiados pela campanha do Grupo Continente, entre os quais está o do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

“A Missão Sorriso tem sido uma colaboração muito importante. Tem-nos ajudado imenso na promoção da saúde e na melhoria do atendimento às crianças doentes”, confirmou Eurico Gaspar, do Serviço de Pediatria do CHTMAD, que, desde que nasceu a campanha que tem como rosto a Leopoldina, tem “beneficiado assustadoramente” através da doação de equipamento médico/científico, lúdico/didáctico e de entretenimento.

Se nos outros anos o valor angariado com a venda de produtos e DVD’s infantis da Leopoldina nos hipermercados Continente eram directamente canalizadas para as unidades pediátricas, num total de 31, em 2008, este ano a Missão Sorriso pede que sejam os cidadãos a escolher os projectos.

Como esclareceu o médico do Centro Hospitalar, “este ano as regras estão diferentes. Dos 27 projectos, a nível nacional, só cinco serão contemplados”. “Queremos que o nosso seja um deles, por isso deixo o apelo à população”, frisou Eurico Gaspar, revelando que o projecto apresentado tem dois objectivos, a aquisição de “uma unidade (cama) de tratamento intensivo completamente equipada para a criança que necessita de cuidados médicos emergentes” e a “humanização da consulta externa, tornando o contacto com os serviços de saúde mais agradável”.

No que diz respeito à humanização da sala de espera, o médico explicou que se pretende “criar um espaço lúdico, coberto, climatizado, compartimentado em função da idade, contíguo à sala de espera da consulta externa do Serviço de Pediatria, permitindo dinamizar o tempo que a criança despende na sua permanência no hospital. Um espaço agradável onde as crianças gostem de estar”.

Para escolher o projecto transmontano basta aceder ao site da Missão Sorriso (http://missaosorriso.continente.pt), escolher o link “votar projectos 2009” e depois o efectivar a votação no projecto “Melhores cuidados Pediátricos” do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes.

“A votação está online. Divulguem aos vossos amigos. O número de votos é decisivo”, defendeu o médico, recordando ainda que todos podem ajudar a causa da Leopoldina ao adquirir nos hipermercados Continente o seu livro a partir do qual, de um custo de três euros, se angaria um euro para a campanha.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS