Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Sessão de esclarecimento sobre sanidade animal em Alvadia

O Município de Ribeira de Pena, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e a Organização de Produtores Pecuários de Boticas, promoveram, no dia 28 de maio, uma ação de sensibilização sobre o risco da tuberculose bovina, na freguesia de Alvadia.

-PUB-

A tuberculose nos bovinos é uma doença sem tratamento, sendo o abate sanitário a única forma de controlo. A bactéria patogénica pode ser propagada ao ser humano, a partir dos animais infetados, mesmo que estes não apresentem sinais da doença.

A estratégia de redução da tuberculose bovina passa pelo controlo da incidência, pela eliminação de efetivos infetados e pela identificação de situações específicas.

Na sessão foram destacadas algumas medidas de controlo de fontes de infeção como a redução de contactos com a fauna, a redução de contactos com bovinos infetados, sobretudo em pastagens, o aumento da frequência de renovação do estrume e a desinfeção das explorações.

A tuberculose é uma doença grave com um grande impacto na produtividade pecuária. Nos seres humanos, o processo de cursa é lento e implica afastamento do trabalho e um período prolongado de tratamento com internamento hospitalar. Assim sendo, os produtores pecuários devem estar sensibilizados para esta problemática a fim de tomar as medidas necessárias para erradicar a tuberculose bovina.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.