Tendo em conta a declaração da situação de contingência, determinada pelo governo, através do Despacho n.º 1532-E/2026, de 6 de fevereiro, e a “gravidade do cenário meteorológico previsto”, a Câmara Municipal de Montalegre, “após ponderação conjunta com os Bombeiros Voluntários do concelho e as autoridades de Saúde Pública”, determinou o cancelamento de um dos eventos mais significativos do concelho.
Em comunicado partilhado nas redes sociais, o município argumenta que “as condições meteorológicas previstas para a região do Barroso comprometem a circulação em segurança nas vias de acesso, sendo prioritário evitar acidentes e garantir a integridade de quem nos visita”. Além disso, considera-se “não estarem reunidas as condições ideais para a plena fruição do espetáculo”. Ao mesmo tempo, a previsão de vento forte desaconselha a instalação e permanência de palcos.
Aquele que é “um dos grandes símbolos” da identidade de Montalegre e “atrai milhares de visitantes, tendo grande importância económica e cultural”, foi cancelado, também, como “um gesto de profunda solidariedade para com as populações de todo o país que foram afetadas de forma tão grave pelas recentes intempéries. Sabemos que muitos dos nossos visitantes vêm de regiões fustigadas pelo mau tempo e, neste momento de dificuldade, o nosso espírito está com essas famílias e comunidades.”
O município prepara, desta forma, a próxima Sexta 13, marcada para o mês de março.




